Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/899
Tipo: Dissertação
Título: Construção de gráficos utilizando o software planilha eletrônica
Autor(es): Paz, Rubens de Oliveira
Primeiro Orientador: Oliveira, Rogério de
metadata.dc.contributor.referee1: Manzine, Luiz Gonzaga
metadata.dc.contributor.referee2: Narciso, Vando
Resumo: Pensando na proposta de integrar tecnologia a educação, o uso da planilha eletrônica é um grande aliado no ensino da matemática, pois funciona com uma linguagem de programação específica e permite a construção de gráficos de funções. Existem diversos softwares com este recurso, no entanto, o aluno tem a possibilidade de inserir a função e o resultado (o gráfico) é apresentado imediatamente sem grande esforço. A proposta aqui apresentada é aquela em que o aluno se torne criador, ou seja, com os recursos da planilha eletrônica; é possível inserir fórmulas matemáticas seguindo uma linha de raciocínio compatível como a linguagem do programa utilizado e, a partir daí, preencher uma tabela de valores e gerar o gráfico. O objetivo do trabalho é apresentar uma proposta de aula para o 1º Ano do Ensino Médio que utiliza a planilha eletrônica para a construção de gráficos de funções. Os jovens conhecidos como nativos digitais*, têm interesses naquilo que está associado à tecnologia, pois as redes sociais, os jogos, os filmes, as músicas, entre tantos outros recursos tecnológicos, fazem parte do cotidiano desta juventude também chamada de geração Z†. A aula tradicional pode não ser o suficiente para manter a atenção presa aos conteúdos propostos pelo professor e, assim, as novas políticas voltadas para a educação buscam inserir, como aliados, os recursos tecnológicos no ensino/aprendizagem.
Palavras-chave: Funções
Functions
Tecnologia educacional
Educational Technology
Matemática - ensino e aprendizagem
Math - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Matemática
Citação: PAZ, Rubens de Oliveira. Construção de gráficos utilizando o software planilha eletrônica. 2014. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/899
Data do documento: 22-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RubensdeOliveiraPaz.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.