Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/900
Tipo: Dissertação
Título: Construção e manipulação de estruturas algébricas notáveis do ensino fundamental: campos conceituais, ambientes de ensino e de aprendizagem e propostas metodológicas
Autor(es): Contiero, Valdemir
Primeiro Orientador: Rodrigues, Sergio
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem de estruturas algébricas notáveis, que foi desenvolvida pelo autor enquanto Coordenador Pedagógico da Área de Matemática em uma escola na cidade de Rio Brilhante, estado de Mato Grosso do Sul, nos anos de 2012 e 2013 e, experimentada por um grupo de professores que atuam nos oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental, no ano de 2013. A proposta tem como objetivo propor materiais e situações didático-pedagógicas que oportunizem aos professores e alunos o reconhecimento da geometria plana como um campo conceitual e os meios de explorá-lo num ambiente de ensino e de aprendizagem para a construção significativa de estruturas algébricas notáveis e para a elaboração de métodos consistentes de manipulação dessas estruturas.
Abstract: In this work we present a methodology for teaching and learning of remarkable algebraic structures, which was developed by the author while Pedagogical Coordinator of the Mathematics in a school in Rio Brilhante, state of Mato Grosso do Sul in 2012 and 2013 and experienced by a group the teachers who work in the eighth and ninth years of elementary school, in 2013. The proposal aims to propose materials and didactic-pedagogic situations that create opportunities for teachers and students to recognize the flat geometry as a conceptual field, and the means to exploit it, an environment of teaching and learning for meaningful construction for the development of consistent methods of manipulating these structures.
Palavras-chave: Matemática - ensino e aprendizagem
Math - Study and teaching
Álgebra
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Matemática
Citação: CONTIERO, Valdemir. Construção e manipulação de estruturas algébricas notáveis do ensino fundamental: campos conceituais, ambientes de ensino e de aprendizagem e propostas metodológicas. 2014. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/900
Data do documento: Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ValdemirContiero.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.