Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/91
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.contributor.referee1Furtado, Alessandra Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352539741899197pt_BR
dc.contributor.referee2Laverdi , Robson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1041505616173109pt_BR
dc.creatorFernandes, Lincoln Christian-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4102800762046248pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-07T18:08:05Z-
dc.date.available2018-08-07T18:08:05Z-
dc.date.issued2011-04-04-
dc.identifier.citationFERNANDES, Lincoln Christian. Novas tecnologias da informação e comunicação e a história da educação: um estudo de caso de história e memória de instituições escolares. Dourados/MS, 2011. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/91-
dc.description.abstractThis inquiry is inserted in the perspective of the investigations of the history field of the Brazilian education and in the theme of the history and memory of school institutions. The work took place in a multidisciplinary dimension among the history, the sociology and the education. It is from nature methodology, so it aims at the systematization of new technologies of the information and communication for constitution and organization of heap of memory and also to promote the creation of centers of school documentation. The principal objective was to reach through case study, in an investigation carried out in the interior of a school of the basic education in Dourados city, the construction of a nucleus preservationist of social memory, disposing of the community itself for the development of the proposal. The approach methodology is defined by the articulated use of two important theoretical referential systems and methodological: the oral history and the sociological intervention. Also the approach was important and necessary on the question of the fountains / documents, when to provoke an intervention in the institution of the case study, based on the apprehension of the memory of the daily life was justified in the proposal of the inquiry. In this way, the option appeared for the work with oral fountains, in other words, to show up the wealth of the oral narratives and to produce a mechanism of apprehension and preservation of the voice of the school subjects. In terms of relevance, a reflection is looked also around the local and regional history. As for the results, the most expected thing went to creation of the center of school documentation, so, the institution of the case study gained a nucleus preservationist of the school memory.en
dc.description.resumoEsta pesquisa se insere na perspectiva das investigações do campo da história da educação brasileira e na temática da história e memória de instituições escolares. O trabalho ocorreu numa dimensão multidisciplinar entre a história, a sociologia e a educação. É de natureza metodológica, pois objetiva a sistematização de novas tecnologias da informação e comunicação para constituição e organização de acervo de memória e também para fomentar a criação de centros de documentação escolar. O principal objetivo era alcançar através de estudo de caso, numa investigação realizada no interior de uma escola da educação básica da cidade de Dourados, a construção de um núcleo preservacionista de memória social, contando com a própria comunidade para o desenvolvimento da proposta. A abordagem metodológica se define pela utilização articulada de dois importantes referenciais teóricos e metodológicos: a história oral e a intervenção sociológica. Também foi importante e necessária a abordagem sobre a questão das fontes/documentos, justificado na proposta da pesquisa provocar uma intervenção na instituição do estudo de caso, baseada na apreensão da memória do cotidiano. Dessa maneira, surgiu a opção pelo trabalho com fontes orais, ou seja, evidenciar a riqueza das narrativas orais e produzir um mecanismo de apreensão e preservação da voz dos sujeitos escolares. Em termos de relevância, se busca também uma reflexão em torno da história local e regional. Quanto aos resultados, o mais esperado foi a criação do centro de documentação escolar, assim, a instituição do estudo de caso ganhou um núcleo preservacionista da memória escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-08-07T18:08:05Z No. of bitstreams: 4 LincolnChristianFernandes.pdf: 1089341 bytes, checksum: 1e21106ebe952b86461f620021e1cd4e (MD5) LincolnChristianFernandes - apendice.a.pdf: 39940 bytes, checksum: 5d806f5f10cf6099dfe3a3e86b5e3112 (MD5) LincolnChristianFernandes - apendice.b.pdf: 123068 bytes, checksum: 94b3a8e117e4447ab6a1eff7088bed3f (MD5) LincolnChristianFernandes - apendice.c.pdf: 45087 bytes, checksum: 4b28b72a3e3a8b39adf46f1601221962 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-07T18:08:05Z (GMT). No. of bitstreams: 4 LincolnChristianFernandes.pdf: 1089341 bytes, checksum: 1e21106ebe952b86461f620021e1cd4e (MD5) LincolnChristianFernandes - apendice.a.pdf: 39940 bytes, checksum: 5d806f5f10cf6099dfe3a3e86b5e3112 (MD5) LincolnChristianFernandes - apendice.b.pdf: 123068 bytes, checksum: 94b3a8e117e4447ab6a1eff7088bed3f (MD5) LincolnChristianFernandes - apendice.c.pdf: 45087 bytes, checksum: 4b28b72a3e3a8b39adf46f1601221962 (MD5) Previous issue date: 2011-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - históriapt_BR
dc.subjectEducational historyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNovas tecnologias da informação e comunicação e a história da educação: um estudo de caso sobre história e memória de instituições escolarespt_BR
dc.title.alternativeNew technologies of the information and communication and history of the education: a case study of history and memory of school institutionsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LincolnChristianFernandes.pdfDissertacao1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LincolnChristianFernandes - apendice.a.pdfDepoimentos Digitalizados39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LincolnChristianFernandes - apendice.b.pdfManual - Projeto de Intervencao120,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LincolnChristianFernandes - apendice.c.pdfProjeto de Intervencao44,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.