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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bruno, Marilda Moraes Garcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5161935888982986pt_BR
dc.contributor.referee1Caiado, Katia Regina Moreno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803778280883949pt_BR
dc.contributor.referee2Suttana, Renato Nésio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4039751287219752pt_BR
dc.creatorSá, Michele Aparecida de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2546430357201057pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-08T14:39:36Z-
dc.date.available2018-08-08T14:39:36Z-
dc.date.issued2011-02-10-
dc.identifier.citationSÁ, Michele Aparecida de. O Escolar indígena com deficiência visual na região da Grande Dourados, MS: um estudo sobre a efetivação do direito à educação. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/93-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi identificar os alunos com deficiência visual e as ações da gestão educacional para o atendimento às necessidades educacionais especiais da população indígena com deficiência visual. Os objetivos específicos resultaram: a) Mapear a deficiência visual entre escolares indígenas Guarani e Kaiowá da Região da Grande Dourados; b) Identificar e descrever as necessidades específicas e educativas dos escolares indígenas com deficiência visual; c) Caracterizar as ações das políticas municipais para a inclusão escolar de alunos indígenas com deficiência visual no ensino regular; d) Descrever e analisar as ações e estratégias utilizadas pela gestão escolar para garantia do direito à educação e à inclusão educacional nos municípios estudados. Para tanto, adotou-se neste estudo, procedimentos da pesquisa quantitativa e qualitativa: revisão bibliográfica sobre a temática, estudo documental e observação de campo. A pesquisa quantitativa foi utilizada para o estudo da incidência e casuística da deficiência visual entre escolares indígenas. Optou-se por entrevistas semi estruturadas realizada com gestores. Os documentos foram utilizados no sentido de analisar as diretrizes para inclusão educacional, as orientações sobre o Atendimento Educacional Especializado e elaboração do projeto político pedagógico tendo em vista o atendimento às necessidades específicas e educacionais especiais da população estudada. Concluiu-se nesse estudo que a efetivação do direito à educação e o sucesso dos escolares com deficiência visual na escola indígena diferenciada, envolvem: o acesso; a permanência com qualidade; a apropriação do conhecimento; a construção da interface com a Educação Especial; a garantia do AEE com apoio e suporte aos professores indígenas em sala de aula, apoio e suporte aos pais e família extensa; a elaboração do Projeto Político Pedagógico. Propostas estas que deverão ser construídas com base nas necessidades específicas dos escolares com deficiência visual e nos aspectos culturais desse povo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-08-08T14:39:35Z No. of bitstreams: 1 MicheleAparecidadeSa.pdf: 543226 bytes, checksum: 43166cca8291f0cfa11b9a3624cc95dc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-08T14:39:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MicheleAparecidadeSa.pdf: 543226 bytes, checksum: 43166cca8291f0cfa11b9a3624cc95dc (MD5) Previous issue date: 2011-02-10en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectSchool administrationen
dc.subjectPovos indígenas - educaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Educationen
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectVisual impairmentsen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusionen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO Escolar indígena com deficiência visual na região da Grande Dourados, MS: um estudo sobre a efetivação do direito à educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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