Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/93
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bruno, Marilda Moraes Garcia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5161935888982986 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Caiado, Katia Regina Moreno | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0803778280883949 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Suttana, Renato Nésio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4039751287219752 | pt_BR |
dc.creator | Sá, Michele Aparecida de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2546430357201057 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-08T14:39:36Z | - |
dc.date.available | 2018-08-08T14:39:36Z | - |
dc.date.issued | 2011-02-10 | - |
dc.identifier.citation | SÁ, Michele Aparecida de. O Escolar indígena com deficiência visual na região da Grande Dourados, MS: um estudo sobre a efetivação do direito à educação. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/93 | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi identificar os alunos com deficiência visual e as ações da gestão educacional para o atendimento às necessidades educacionais especiais da população indígena com deficiência visual. Os objetivos específicos resultaram: a) Mapear a deficiência visual entre escolares indígenas Guarani e Kaiowá da Região da Grande Dourados; b) Identificar e descrever as necessidades específicas e educativas dos escolares indígenas com deficiência visual; c) Caracterizar as ações das políticas municipais para a inclusão escolar de alunos indígenas com deficiência visual no ensino regular; d) Descrever e analisar as ações e estratégias utilizadas pela gestão escolar para garantia do direito à educação e à inclusão educacional nos municípios estudados. Para tanto, adotou-se neste estudo, procedimentos da pesquisa quantitativa e qualitativa: revisão bibliográfica sobre a temática, estudo documental e observação de campo. A pesquisa quantitativa foi utilizada para o estudo da incidência e casuística da deficiência visual entre escolares indígenas. Optou-se por entrevistas semi estruturadas realizada com gestores. Os documentos foram utilizados no sentido de analisar as diretrizes para inclusão educacional, as orientações sobre o Atendimento Educacional Especializado e elaboração do projeto político pedagógico tendo em vista o atendimento às necessidades específicas e educacionais especiais da população estudada. Concluiu-se nesse estudo que a efetivação do direito à educação e o sucesso dos escolares com deficiência visual na escola indígena diferenciada, envolvem: o acesso; a permanência com qualidade; a apropriação do conhecimento; a construção da interface com a Educação Especial; a garantia do AEE com apoio e suporte aos professores indígenas em sala de aula, apoio e suporte aos pais e família extensa; a elaboração do Projeto Político Pedagógico. Propostas estas que deverão ser construídas com base nas necessidades específicas dos escolares com deficiência visual e nos aspectos culturais desse povo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-08-08T14:39:35Z No. of bitstreams: 1 MicheleAparecidadeSa.pdf: 543226 bytes, checksum: 43166cca8291f0cfa11b9a3624cc95dc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-08-08T14:39:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MicheleAparecidadeSa.pdf: 543226 bytes, checksum: 43166cca8291f0cfa11b9a3624cc95dc (MD5) Previous issue date: 2011-02-10 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | School administration | en |
dc.subject | Povos indígenas - educação | pt_BR |
dc.subject | Indigenous peoples - Education | en |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Visual impairments | en |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Special education | en |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | en |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O Escolar indígena com deficiência visual na região da Grande Dourados, MS: um estudo sobre a efetivação do direito à educação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MicheleAparecidadeSa.pdf | 530,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.