Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/96
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Memórias de infância e da escola: uma perspectiva literária
metadata.dc.creator: Xavier, Nubea Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
metadata.dc.contributor.referee1: Leão, Andréa Borges
metadata.dc.contributor.referee2: Suttana, Renato Nésio
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa apresenta uma análise sobre representação da criança e as suas infâncias em determinados contextos e grupos sociais brasileiros, em final do século XIX e início do século XX. Trata-se de um estudo literário, sob os vieses históricos e sociológicos sobre a infância, tendo como objetivo a apreensão do processo de individualização da criança e da sua categorização social, por meio de seu processo de escolarização formal e informal, ocorridos na família e na escola. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica para a elaboração histórica e sociológica sobre a concepção de criança e infância, e para a pesquisa literária, utilizamos as obras autobiográficas dos autores José Lins do Rego e Graciliano Ramos. Os dados obtidos definem um caráter civilizador escolar permeado pelas práticas disciplinares e pelo tempo escolar como elementos de normatização de regras e de civilidade às crianças. Como resultados obtidos, buscamos definir a especificidade da criança e as suas interdependências de comportamentos em relação aos adultos, obtendo assim, a compreensão das etapas da infância e da formação da família e da sociedade.
Abstract: This search shows an analysis about child representation and his childhoods in certain contexts and social Brazilian groups in the end of the nineteenth century and the beginning of the twentieth century. It's a literary study, about the historical and sociological biases of childhood, having as an objective the apprehension of the child's individualization process and of his social categorization, through the process of formal and informal schooling that happens on family environment and school. As methodological procedures, we made use of the bibliographic search to the historical and sociological elaboration about the child and childhood conception, and to the literary search, we made use of the autobiographical works of José Lins do Rego and Graciliano Ramos. The data obtained define a school civilizing character permeated by disciplinary practices and the school time as elements of standardization of the rules and civility to the children. As results, we seek to define the child's specificity and his interdependencies of behaviors in relation to adults, thus obtaining the comprehension of childhood stages and family formation and society formation.
Keywords: Literatura e sociedade
Literature and society
Literatura brasileira
Brazilian literature
Desenvolvimento infantil
Child development
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citation: XAVIER, Nubea Rodrigues. Memórias de infância e da escola: uma perspectiva literária. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/96
Issue Date: 27-Apr-2011
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NubeaRodriguesXavier.pdf720,35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.