Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/97
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Articulação escola-família em escolas destaques no IDEB
metadata.dc.creator: Ramires, Vanessa Ramos
metadata.dc.contributor.advisor1: Baruffi, Alaíde Maria Zabloski
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, Maria José Braga
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Dirce Nei Teixeira de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo se insere no campo da política educacional brasileira, por meio de suas políticas escolares, debruçando-se sobre o tema relação escola-família. Dimensiona-se pelo recorte de ações com interesse em aproximar a escola da família. Com objetivo de identificar e analisar práticas intra-escolares de aproximação entre escola e família nas redes escolares municipais de Mato Grosso do Sul, a problemática que conduz os procedimentos metodológicos configura-se na seguinte questão: “Quais ações intra-escolares as redes de ensino sul-mato-grossenses tem desenvolvido no sentido de aproximar a escola da família?”. Caracterizando-se por uma pesquisa qualitativa, complementada por evidências quantitativas, lança-se mão à procedimentos da revisão de estudos, análise documental e pesquisa empírica. Utiliza-se da amostra da pesquisa em rede “Bons resultados no IDEB: estudo exploratório de fatores explicativos”, da qual este se vincula. Para tanto, divide-se em duas partes. O primeiro capítulo analisa as transformações sócio-históricas da instituição escola e família, de modo a esclarecer suas razões, finalidades e propor possibilidades, por conseguinte, identifica ações escolares que estimulam a aproximação entre escola e família por meio da literatura educacional. O segundo capítulo, por sua vez, revela a existência de iniciativas intra-escolares de aproximação escola-família no contexto sul-mato-grossense. Esclarece-se que as ações intra-escolares de aproximação escola-família desenvolvidas no âmbito das redes de ensino sul-mato-grossenses caracterizam-se pela finalidade informativa, interativa, de compartilhamento, e de complementação da educação escolar junto às famílias.
Abstract: This study is inserted in the Brazilian educational policy, through their school policies, focusing on the theme of school-family relationship. Scales up by clipping the actions interested in approaching the family to the school. Aiming to identify and to analyze intraschool practices of approach between school and family in the municipal school systems of Mato Grosso do Sul, the problematic which leads to methodological procedures is set the following question: "Which intra-school actions have the education networks of Mato Grosso do Sul developed to approach the family to the school?". Characterized by qualitative research, supplemented by quantitative evidence, casts himself hand to review procedures for studies, documentary analysis and empirical research. We use the sample search on the net "Good results in IDEB: an exploratory study of explanatory factors", of which this is linked. Divided into two parts. The first chapter examines the socio-historical transformations of the school and family institution in order to clarify its reasons, purposes and possibilities to propose, therefore, identifies actions that stimulate the approach between the school and the familiy through educational literature. The second chapter, in turn, reveals the existence of intra-school initiatives for school-family approach in the context of Mato Grosso do Sul. It is concluded that the intra-school actions of school-family approach, developed within the educational systems of Mato Grosso do Sul it is characterized by informational, interactive, sharing, and completion purpose of school education with the families.
Keywords: Política educacional
Educational policy
Política escolar
School policy
Educação básica
Elementary education
Relação escola-família
Family school relationship
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citation: RAMIRES, Vanessa Ramos. A Articulação escola-família em escolas destaques no IDEB. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/97
Issue Date: 11-Apr-2011
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VanessaRamosRamires.pdf900,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.