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Tipo: Dissertação
Título: Análise e proposições do processo de avaliação socioeconômica na Universidade Federal da Grande Dourados
Título(s) alternativo(s): Analysis and proposition of the process of socioeconomic evolution at Federal University of Grand Dourados
Autor(es): Moreira, Rafael Camolez
Primeiro Orientador: Oliveira, Pedro Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee1: Chiariello, Caio Luis
metadata.dc.contributor.referee2: Lollo, Pablo Christiano Barboza
Resumo: As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) fazem a avaliação socioeconômica dos discentes com o objetivo de identificar os vulneráveis de acordo com o Decreto nº 7.234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Embora este decreto estabeleça parâmetros como renda per capita de até um salário mínimo e meio para esta identificação, não há uma unificação de critérios e processos entre as IFES. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de avaliação socioeconômica na UFGD no período de 2013 a 2016 e as práticas utilizadas nas outras IFES. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa descritiva e documental para análise do tempo entre o ingresso e o recebimento da primeira bolsa e utilizou-se de abordagens quantitativas e qualitativas para análise dos dados. Em 2017 uma pesquisa realizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE) constatou que 66% dos que responderam não consideraram ideal o tempo entre a entrega da documentação da avaliação socioeconômica e o recebimento da primeira bolsa. Por meio de análises dos editais da PROAE constatou-se um longo período até o recebimento da primeira bolsa. Foram feitas análises de processos e metodologias de avaliação socioeconômica nas outras IFES a fim de identificar os processos e procedimentos nelas adotados e quais podem ser aplicados da UFGD. Os resultados demonstraram que o processo requer revisão e os procedimentos precisam ser aprimorados, de modo que potencializem a efetividade da política de assistência estudantil na instituição. Desse modo, são feitas neste trabalho propostas de melhorias ao processo de avaliação socioeconômica da UFGD.
Abstract: The Federal Institutions of Higher Education (IFES) carry out the socioeconomic evaluation of the students with the goal of identifying the vulnerable according to Decree No. 7.234 / 2010, which provides for the National Program of Student Assistance (PNAES). Although this decree establishes parameters such as per capita income up to a minimum wage and a half for this identification, there is not any unification of criteria and processes among the IFES. The goal of this work is to analyze the process of socioeconomic evaluation at UFGD during period from 2013 to 2016 and the practices used in other IFES. The methodology used in the study was the descriptive and documentary research to analyze the time between the entry and the first scholarship receiving and the use of quantitative and qualitative approaches to data analysis. In 2017, a survey conducted by the Pro-Rectorate for Community and Student Affairs (PROAE) found that 66% of respondents do not consider the time between the documentation socioeconomic assessment delivery and the first scholarship receiving to be ideal. Through analysis of PROAE calls for proposals, a long period was observed until the first scholarship was received. Analyzes of processes and methodologies of socioeconomic evaluation were done in other IFES in order to identify the processes and procedures adopted in them and which can be applied from the UFGD. The results demonstrated that the process requires revision and the procedures need to be improved in order to enhance the effectiveness of the student assistance policy in the institution. Thus, in this work are proposed improvements to the process of socioeconomic evaluation at UFGD.
Palavras-chave: Política de Assistência Estudantil
Student aid - Government policy
Educação superior
Higher education
Avaliação socioeconômica
Socioeconomic status
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: MOREIRA, Rafael Camolez. Análise e proposições do processo de avaliação socioeconômica na Universidade Federal da Grande Dourados. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/996
Data do documento: 21-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

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