Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1143
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avatikyry: ritual de batismo do milho Saboró entre os Kaiowa de Panambizinho (Dourados-MS) |
Título(s) alternativo(s): | Avatikyry: ritual of baptism of the corn Saboró between the Kaiowa of Panambizinho (Dourados-MS) |
Autor(es): | Falcão, Raul Claudio Lima |
Primeiro Orientador: | Ramos, Antônio Dari |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Levi Marques |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silvestre, Célia Maria Foster |
Resumo: | Incorporados a uma forma singular que constitui em uma linguagem sócio-política de resistência, mediatizados por sujeitos históricos capazes de transformar sua própria realidade, os rituais indígenas implicam em um processo vivo de rememoração e ressignificação cultural permanente, constituindo assim, em um poderoso e vivo movimento de dinamicidade estrutural e de eficácia simbólica, tal como de unidade política e afirmação de uma condição social perante o grupo envolvido. Entendendo que estas práticas se configuram em uma das principais manifestações - sociais, religiosas, políticas, entre outras - de um povo, e que a partir destas, podemos caminhar para uma possível construção de uma reflexão sobre o universo das relações dos sistemas sociais formalizadas entre os membros deste coletivo - e até mesmo com outros grupos - espaços e posições, pretendo com a realização deste trabalho, apresentar uma etnografia centrada no ritual do Avatikyry, significativo ritual realizado pelos índios Kaiowa habitantes da Terra Indígena de Panambizinho (TIP), localizada no distrito de Panambi, município de Dourados, Estado do Mato Grosso do Sul. Atribuímos ao ritual do Avatikyry a primazia de ser um necessário e importante elemento agregador sociopolítico, na atualidade, do coletivo Kaiowa residente na Terra Indígena de Panambizinho; por meio dessa problemática, pretende-se aqui demonstrar que a essência e a centralidade do povo Kaiowa ainda reside na vida religiosa e na busca pela “terra sem males” tal como no “bem viver” do seu singular Ñande Reko, demonstrados na preocupação em realizar permanentemente essa cerimônia e celebrar mais uma transição temporal. |
Abstract: | Incorporados a una forma singular que constituye en un lenguaje socio-político de resistencia mediatizados por el sujetos históricos capaces de transformar su propia realidad, los rituales indigenas implican en un proceso vivo de rememoración y resignificación cultural permanente, constituyéndose así, en un poderoso y vivo movimiento de dinámica estructural y de eficacia simbólica, como de unidad política y afirmación de una condición social ante el grupo involucrado. Entendiendo que estas prácticas se configuran en una de las principales manifestaciones - sociales, religiosas, políticas, entre otras - de un pueblo, y que a partir de estos, podemos caminar para una posible construcción de una reflexión sobre el universo de las relaciones de los sistemas sociales formalizadas entre los miembros de este colectivo - y incluso con otros grupos - espacios y posiciones, pretendo con la realización de este trabajo, presentar una etnografía centrada en el ritual del Avatikyry, significativo ritual realizado por los indios Kaiowa habitantes de la Tierra Indígena de Panambizinho (TIP), ubicada en el distrito de Panambi, municipio de Dourados, Estado del Mato Grosso do Sul. Atribuimos al ritual del Avatikyry la primacía de ser un necesario e importante elemento agregador sociopolítico, en la actualidad, del colectivo Kaiowa residente en la Tierra Indígena de Panambizinho; por medio de esta problemática, se pretende aquí demostrar que la esencia y la centralidad del pueblo Kaiowa aún reside en la vida religiosa y en la búsqueda de la "tierra sin males" tal como en el "bien vivir" de su singular Ñande Reko, demostrados en la preocupación por realizar permanentemente esta ceremonia y celebrar otra transición temporal. Incorporated into a singular form that constitutes a socio-political language of resistance, mediated by historical subjects capable of transforming their own reality, the indigenous rituals imply in a living process of permanent rememoration and cultural reignification, thus constituting a powerful and dynamic movement of structural dynamicity and symbolic efficacy, such as of political unity and affirmation of a social condition before the group involved. Understanding that these practices are one of the main manifestations - social, religious, political, among others - of a people, and that from these, we can move towards a possible construction of a reflection on the universe of relations of formalized social systems between the members of this collective - and even with other groups - spaces and positions, I intend with this work to present an ethnography centered on the ritual of the Avatikyry, significant ritual performed by the Kaiowa Indians living in the Panambizinho Indigenous Land (TIP), located in the district of Panambi, municipality of Dourados, State of the Mato Grosso do Sul. We attribute to the Avatikyry ritual the primacy of being a necessary and important sociopolitical aggregator, nowadays, of the collective Kaiowa residing in the Indigenous Land of Panambizinho; through this problematic, it is here to demonstrate that the essence and centrality of the Kaiowa people still resides in the religious life and the search for the "land without evils" as in the "well live" of its singular Ñande Reko, demonstrated in the preoccupation in to carry out this ceremony permanently and to celebrate another temporary transition. |
Palavras-chave: | Povos indígenas - Kaiowá Indigenous peoples - Kaiowá Povos indígenas - rituais Indigenous peoples - rituals Povos indígenas - Kaiowá - Avatikyry Milho saboró |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Antropologia |
Citação: | FALCÃO, Raul Claudio Lima. Avatikyry: ritual de batismo do milho Saboró entre os Kaiowa de Panambizinho (Dourados-MS). 2018. 183 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1143 |
Data do documento: | 9-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RaulClaudioLimaFalcao.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.