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Tipo: Dissertação
Título: Educação, inclusão e TIC’S: avaliação da qualidade dos recursos de acessibilidade midiática na televisão brasileira: um estudo sobre legendas para pessoas com deficiência auditiva
Autor(es): Dézinho, Mariana
Primeiro Orientador: Santos, Reinaldo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Bruno, Marilda Moraes Garcia
metadata.dc.contributor.referee2: Lodi, Ana Claudia Balieiro
Resumo: A discussão deste trabalho perpassa as análises das legendas disponibilizadas na televisão brasileira. A comunicação é parte primordial do processo de interação, socialização e vivência em sociedade. Uma sociedade democrática, com participação social e sujeitos emancipados, é o lugar ideal para a construção dos direitos fundamentais do ser humano. O problema que nos impulsiona é que a pouca oferta de legendas, sua baixa qualidade e problemas em geral de acessibilidade impossibilitam que as pessoas surdas/deficientes auditivas consigam receber e usar as informações de forma igualitária, autônoma e protagonista. O estudo teve como objetivo geral criar um instrumento que auxilie os usuários de legendas a fazerem sua própria avaliação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, com caráter interdisciplinar, com abordagem teórica fundamentada em autores que discutem a comunicação e a linguagem como pressupostos da democracia, para a participação social e a emancipação do sujeito, como Habermas, por meio da Teoria da Ação Comunicativa, Bourdieu, com a Economia das trocas Linguísticas e Bobbio com Estado, Governo e Sociedade. Além destes, outros autores temáticos discutem sobre a educação de surdos, a inclusão e as tecnologias da informação e comunicação na contemporaneidade. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, análise documental, estudo de recepção e estudo de painel. Os resultados indicam que os recursos de acessibilidade investigados não possuem um padrão, que apenas algumas legendas seguem as orientações advindas da normativa e que são distintos os níveis de recepção entre surdos, DAs e ouvintes da televisão. Espera-se que este estudo possa contribuir para a melhoria da ferramenta legendas, oportunizando aos seus usuários um acesso igualitário.
Abstract: This study aims to analyze the available subtitles on Brazilian Television. Communication is a core process aspect of living in a society, that is, it means the socialization and interaction. A democratic society, with a social participation and emancipated individuals, is the ideal place for building up the basis of human rights. The main aspect which drives us forward is that there are few subtitles options, its low quality and accessibility which make them difficult to people deaf/hearing impairment to be well informed in an equal, autonomous way as a protagonist. The aim of this study was to develop a tool in order to help subtitles users to do their own assessment. It is a qualitative and quantitative study with an interdisciplinary aspect and a theoretical approach based on authors who discuss communication and language as a presupposition for the democracy , social participation and emancipation of the individual, such as Habermas with the Theory of Communicative Action and Bourdieu with the Economy of Linguistics exchanges, Bobbio with State, Government and Society, beside using theme authors whose discussion is about deaf , hearing impairment, inclusion, information technology and Communication in the Contemporaneity. Research was performed by bibliographic review, documents analysis, reception and panel study. Results showed there is no standard accessibility resource; only few subtitles meet the standard accessibility policies and the level of reception are distinct among deaf people, HI, and TV listeners. It is expected this study can contribute for improving subtitles tools for giving opportunity to users an equal access.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inclusive education
Tecnologias da informação e comunicação
Information and communications technology
Surdez
Deafness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: DÉZINHO, Mariana. Educação, inclusão e TIC’S: avaliação da qualidade dos recursos de acessibilidade midiática na televisão brasileira: um estudo sobre legendas para pessoas com deficiência auditiva. 2016. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1344
Data do documento: 6-Mai-2016
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