Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1405
Tipo: Dissertação
Título: A Relação entre imagem e escrita na construção da (in)coerência textual nos 1º e 5º anos do Ensino Fundamental I
Autor(es): Araújo, Jonas Pereira de
Primeiro Orientador: Barbosa, Edilaine Buin
metadata.dc.contributor.referee1: Bertoletti, Estela Natalina Mantovani
metadata.dc.contributor.referee2: Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco
metadata.dc.contributor.referee3: Pinheiro, Alexandra Santos
Resumo: Esta pesquisa pretende, a partir de uma análise linguística voltada para a macroestrutura textual, mais especificamente para questões relacionadas à coerência textual, investigar como sujeitos dos 1º e 5º anos do Ensino Fundamental I, em fase de aquisição de escrita, relacionam a imagem e a escrita para construir a coerência textual. A fim de atingirmos o objetivo geral, traçamos três objetivos específicos: (i) identificar os elementos extralinguísticos acionados pelo aluno no momento em que escreve a partir de uma imagem, atentos às inferências produzidas; (ii) capturar episódios de escrita singulares que revelem diferentes relações entre imagem e escrita estabelecidas pelos alunos ao longo dos anos escolares entre a imagem e a escrita; e (iii) relacionar tais elementos com as práticas de letramento da comunidade escolar. O trabalho poderá contribuir para que profissionais alfabetizadores compreendam os diversos processos envolvidos na aquisição da escrita e voltem o olhar, acostumado a enfocar a aquisição da ortografia e o normativismo da tradição gramatical, para o desenvolvimento de outras competências linguísticas e, dessa forma, entender como se estabelece a construção da (in)coerência textual, a partir da relação existente entre imagem e escrita. Dessa forma, almejamos sugerir e/ou inspirar caminhos mais eficientes para conduzir o ensino de escrita nas séries iniciais e deslocar os conceitos de coerência propostos pela linguística textual para as práticas de letramento dos estudantes investigados. Para a formação do corpus, solicitamos aos diferentes grupos de estudantes (23 alunos, do 1º ano, e 32 alunos, do 5º ano) a mesma proposta: escrever um texto a partir da observação de uma cena que envolve a personagem Magali, de Mauricio de Souza. Após a geração do corpus, selecionamos qualitativamente os dados e, por meio do Paradigma Indiciário (metodologia de pesquisa inspirado no historiador Carlo Ginzburg (1999), buscamos compreender as singularidades reveladas em alguns dados selecionados. Os resultados indicam que, de diferentes modos, os alunos do 1º ano insistem em produzir algo que remeta à construção de um significado para a cena, embora sejam orientados a escrever palavras isoladas, chamando a atenção apenas para a escrita alfabética e ignorando o contexto global dado pelo desenho. Em relação aos alunos do 5º ano, parte deles apresenta textos cujos sentidos extrapolam a proposta apresentada, diferentemente da maioria dos alunos do 1º ano que se limitam à concretude da cena. Em relação às produções dos alunos do 5º ano, percebemos que, pelo menos, 20% estão em um nível semelhante ao das crianças do 1º ano, o que reforça a necessidade das reflexões que este trabalho propõe.
Abstract: Esta encuesta pretende, a partir de un análisis lingüística voltada para la macroestrutura textual, más especificamente para cuestiones relacionadas a la coherencia textual, investigar como sujetos del 1º y 5º años de la Enseñanza Fundamental I, en fase de adquisición de escrita, relacionan la imagen y la escrita para construir la coherencia textual. Con la finalidad de atingirmos el objetivo general, trallamos três objetivos específicos: (i) identificar los elementos extralingüísticos acionados por el alumno en el momento en que escribe a partir de una imagem, atentos a las inferencias produzidas; (ii) capturar episódios de escrita singulares que revelem distintas relaciones que los alumnos establecem a lo largo de los años escolares entre la imagem y la escrita; y (iii) relacionar tales elementos con las prácticas de letramientos de la comunidad escolar. El trabajo podrá contribuir para que profesionales alfabetizadores comprendan los distintos procesos involucrados en la adquisición de la escrita y vuelvan la mirada, acostumbrada a enfocar la adquisición de la ortografia de la lengua y el normativismo de la tradición gramatical, para el desarollo de otras competências lingüísticas y, de esa manera, entender como se establece la construcción de la (in)coherencia textual a partir de la relación existente entre imagen y escrita. Así, almejamos sugerir y/o inspirar camiños más eficientes para conducir el enseño de escrita en los años iniciales, y desplazar los conceptos de coherencia, propuestos por la lingüística textual para las prácticas de letramientos de los estudiantes investigados. Para la formación del corpus, solicitamos a los distintos grupos de estudiantes (23 alumnos del 1º y 32 alumnos del 5º año) la misma propuesta: escribir un texto a partir de la observación de una escena que envuelve el personaje Magali, de Mauricio de Souza. Después de la geración del corpus, seleccionamos cualitativamente los datos y por medio del Paradigma Indiciário (metodologia de encuesta inspirado en el historiador Carlo Ginzburg), buscamos comprender las singularidades reveladas en algunos datos seleccionados. Los resultados indican que, de distintos modos, los alumnos del 1º año insistem en producir algo que remeta a la construcción de un significado para la escena, aunque sepan orientados a escribir palabras isoladas, llamando atención apenas para la escrita alfabética e ignorando el contexto global dado por el dibujo. En relación a los alumnos del 5º año, parte de ellos presentan textos cuyos sentidos extrapolan la propuesta presentada, distintamente la mayoria de los alumnos del 1º año que se limitan a la concretude de la escena. En relación a las producciones de los alumnos del 5º año, percibimos que por lo menos 20% están en un nivel semejante a de los niños del 1º año, lo que refuerza la necesidad de las reflexiones que este trabajo propone.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Applied linguistics
Escrita
Writing
Coerência (linguística)
Coherence (Linguistics)
Letramento
Literacy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: ARAÚJO, Jonas Pereira de. A Relação entre imagem e escrita na construção da (in)coerência textual nos 1º e 5º anos do Ensino Fundamental I. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1405
Data do documento: 2-Mai-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JonasPereiradeAraujo.pdf3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.