Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1406
Tipo: Dissertação
Título: A Oposição à ditadura militar em canções da MPB: uma análise da interação entre letra e música
Autor(es): Sobreira, José Alfredo Silva Melo
Primeiro Orientador: Pereira, Rogério Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Galindo, Cláudia Sabbag Ozawa
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Rosana Cristina Zanelatto
metadata.dc.contributor.referee2: Bungart Neto, Paulo
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Paulo Custódio de
Resumo: A ditadura militar, que vigorou no Brasil a partir de 1964, fez, em 2014, seu 50º aniversário. Recordar o passado ditatorial sem o parecer das manifestações artísticas, sobretudo, da canção popular, deixaria a memória e a história desses duros anos à beira da incompletude, afinal, a MPB, juntamente com as demais artes, desempenhou papel fundamental de oposição ao regime militar e à censura que lhe foi inerente. As manifestações artísticas se estabeleceram como inimigos da ditadura/censura que, com os anos, ascendeu sobremaneira a ponto de cercear as vozes do teatro, do cinema, do jornalismo, da literatura e, principalmente, da música popular, especialmente a partir de 1968, com a outorga do ato institucional nº 5 (AI5). Baseado nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é verificar em que medida a oposição à ditadura militar é representada por meio das dimensões poéticas e musicais de três canções da MPB, a saber: “Apesar de você” (1973), de Chico Buarque; “Pra não dizer que não falei das flores” (1968), de Geraldo Vandré; “Cálice” (1978), de Gilberto Gil e Chico Buarque. A nossa hipótese é a de que há nessas canções uma espécie de ação complementar entre letra e música e que esta última, assim como a letra, pode/deve ser analisada/interpretada, tendo em vista que ambas agem complementarmente na construção de sentido (FINNEGAN, 2008; PERRONE, 1988). A análise, portanto, partirá da relação entre letra e música, tentando, sempre que possível, não separá-las, a fim de que o estudo do referido objeto seja realizado na forma dentro da qual foi concebido, isto é, “cantado/tocado”. Esperamos, deste modo, contribuir para o avanço nas pesquisas que promovem a inter-relação entre arte literária e arte musical, com vistas a reforçar não só as afinidades entre poema e música, mas sobretudo a existência de uma ação complementar entre letra e música na construção do sentido. Esperamos contribuir, ainda, para reflexões acerca do significado da ditadura militar durante os anos que vigorou no país.
Abstract: The military dictatorship that ruled Brazil from 1964 complete, in 2014, its 50th anniversary. Remember in the dictatorial past without the opinion of the artistic manifestations, especially the popular song, let the memory and history of these hard years on the brink of incompleteness, after all, the MPB, along with the other arts, played a key role in opposition to the military regime and the censorship that was inherent. Artistic events have established themselves as true enemies of the dictatorship / censorship that, over the years, rose greatly as to curtail the voices of theater, literature, and especially popular music, especially from 1968, the act grants institutional number 5 (AI-5). Based on this context, the objective of this research is to verify to what extent the opposition to the military dictatorship is represented by the poetic and musical dimensions of three songs of MPB, namely: "Apesar de você" (1973), Chico Buarque, "Pra não dizer que não falei das flores "(1968), Geraldo Vandre and" Cálice "(1978), Gilberto Gil and Chico Buarque. Our hypothesis is that there are these songs a kind of complementary action between music and lyrics and the latter, as well as the letter, can / should be analyzed / interpreted, given that both act complementarily in the construction of meaning (FINNEGAN 2008; Perrone, 1988). The analysis therefore starts the relation in between music and lyrics, trying, wherever possible, not separate them, so that the study of said object is performed in the form in which it was designed, that is, "sung / played ". We hope thus to contribute to advances in research that promote the interrelationship between literary art and musical art, in order to enhance not only the similarities between poem and music, but above all the existence of a complementary action between words and music in construction of meaning. We hope to contribute also to reflections on the meaning of the military dictatorship during the years in force in the country.
Palavras-chave: Brasil - História - Ditadura militar, 1964-1985
Brazil - History - Military dictatorship, 1964-1985
Música Popular Brasileira
Brazilian Popular Music
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: SOBREIRA, José Alfredo Silva Melo. A Oposição à ditadura militar em canções da MPB: uma análise da interação entre letra e música. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1406
Data do documento: 28-Jun-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseAlfredoSilvaMeloSobreira.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.