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Tipo: Dissertação
Título: Tendências da agricultura orgânica familiar: fatores que influenciam a produção e comercialização
Autor(es): Shimada, Wagner Kazuyoshi
Primeiro Orientador: Reis, João Gilberto Mendes dos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Euclides Reuter de
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Antônio Carlos Vaz
metadata.dc.contributor.referee2: Vendrametto, Oduvaldo
Resumo: A representatividade econômica, social e ambiental da agricultura familiar é cada vez mais reconhecida pelos governos e pela sociedade. Esse fenômeno não ocorre apenas no Brasil, mas no mundo em geral. Os movimentos sociais a favor do meio ambiente recaem sobre a atividade agrícola, exigindo metodologias alternativas de produção sustentável. Nesse contexto, a produção orgânica se fortalece, pois ao mesmo tempo em que gera uma produção sustentável, gera renda para milhares de famílias no campo. Apesar do cenário positivo, a produção orgânica enfrenta problemas de logística e comercialização de produtos, falta de crédito específico para a agricultura orgânica, pouca experiência e informação técnica, dificuldade no controle de pragas e doenças, e falta de assistência técnica. Diante disso, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o cenário da agricultura orgânica em relação aos fatores que influenciam a produção e comercialização dos produtos, e procura responder questões como: Qual o método de produção mais viável aos pequenos produtores da agricultura familiar: convencional ou orgânico? Como o mercado consumidor se comporta em relação aos produtos orgânicos? Para respondê-las, a metodologia desta dissertação é dividida em dois artigos, o primeiro tem o objetivo de apresentar a situação e características do setor na cidade de Dourados – MS, e identificar o método de produção mais viável aos pequenos produtores, utilizando de um modelo de decisão multicritério, baseado em um survey aplicado a um grupo de produtores orgânicos da região. O segundo artigo é um estudo do comportamento dos consumidores de produtos orgânicos, através da metodologia survey, com aplicação de questionários em feiras livres na cidade de Dourados-MS e via redes sociais na internet. O objetivo desse segundo artigo é identificar a percepção da amostra em relação ao fenômeno estudado. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, com auxílio do software SPSS Statistics ®. Os resultados indicam o método de produção orgânico como o mais adequado aos empreendimentos familiares, considerando os critérios “produção”, “mercado” e “logística”. O segundo artigo apresenta resultados relevantes como os principais fatores limitadores de consumo e as ações a serem implantadas para o desenvolvimento da atividade orgânica.
Abstract: The economic, social and environmental importance of family farming have been increasingly recognized by governments and society. This is a worldwide phenomenon. Environment social movements require alternative sustainable production methods from agricultural methods. In this context, organic farming got strengthened by sustainable production and income generating for thousands of countryside families. Despite this positive outlook, organic farming faces with production and marketing problems, lack of specific credit for organic agriculture, little experience and technical information, pests and diseases control problems, and technical assistance difficulties. Thus, this study aims to examine the organic agriculture scene, about influence factors on organics production and marketing products, and seeks to answer questions such as: Which method is the better for small family farmers: conventional or organic? How is the consumer market behavior about organic products? This dissertation's methodology is divided into two articles to answer them. The first one is intended to present the situation and characteristics of Dourados-MS sector, and identify the production method more viable for small producers. A multi-criteria decision model was applied to a organic producers group in the region. The second article is about the organic products consumers behavior, through a survey method in street markets in Dourados-MS and social network sites. This article's objective is to identify the sample perception about the organic agriculture. Data were analyzed using descriptive statistics, with the SPSS Statistics ® software. The results indicate the organic production method as the most suitable for family farming, considering "production", "market", and "logistics" criteria. The second article presents relevant results as the organic products consumption limitation factors and actions to be implemented for the organic agriculture development.
Palavras-chave: Agricultura orgânica
Organic agriculture
Agricultura familiar
Family farming
Tomada de decisão
Decision making
Comportamento do consumidor
Consumer behavior
Dourados (Mato Grosso do Sul)
CNPq: CNPQ::OUTROS::ADMINISTRACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Agronegócios
Citação: SHIMADA, Wagner Kazuyoshi. Tendências da agricultura orgânica familiar: fatores que influenciam a produção e comercialização. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócio) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1515
Data do documento: 6-Nov-2015
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