Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1540
Tipo: Dissertação
Título: As Mulheres do Assentamento Émerson Rodrigues/MST: os desafios na produção de alimentos e a construção da soberania alimentar
Autor(es): Silva, Sandra Procopio da
Primeiro Orientador: Menegat, Alzira Salete
metadata.dc.contributor.referee1: Farias, Marisa de Fátima Lomba de
metadata.dc.contributor.referee2: Pinassi, Maria Orlanda
Resumo: A presente pesquisa foi sistematizada a partir dos trabalhos de campo realizado no Assentamento Émerson Rodrigues, vinculado ao Movimento Sem Terra, no município de Terenos, Estado do Mato Grosso do Sul. A pesquisa teve como prioridade o levantamento de dados da realidade das mulheres assentadas, como vivem, e as dificuldades pelas quais passam na esfera da produção de alimentos. Também procurou verificar como se dão as relações de trabalho das mulheres dentro das unidades familiares, na esfera produtiva e reprodutiva. Relações de trabalho na maioria das vezes com alta sobrecarga sobre seus corpos, frutos da do sistema de exploração capitalista e das relações patriarcais existentes na sociedade. Procurou fazer um recorrido histórico das lutas e organizações das mulheres e do feminismo dentro do contexto do capitalismo e do patriarcado. Buscou, por fim, compreender como as mulheres estão vivendo entre o impacto das contradições do modelo de desenvolvimento capitalista de produção atualmente denominado agronegócio e quais as alternativas que estão construindo no campo da agroecologia e da soberania alimentar. A metodologia utilizada foi a Pesquisa-Participante, e contou com vários instrumentos como questionário, entrevista oral sobre histórias de vida, observação e rodas de conversa. Quanto aos resultados da pesquisa de campo, foram diagnosticados vários problemas no campo das dificuldades que as mulheres possuem para produzir alimentos, como: projetos de assentamentos realizados em terras degradadas resultantes de intensos impactos sobre a natureza pelo modo de produção do agronegócio, falta de acesso as políticas governamentais que viabilizem assistência técnica adequada e créditos específicos para as mulheres, falta de infra-estrutura geral para viabilizar as cadeias da produção e comercialização, entre outros.
Palavras-chave: Assentamentos rurais
Rural settlement
Patriarcado
Patriarchy
Feminismo
Feminism
Produção de alimentos
Food production
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Sociologia
Citação: SILVA, Sandra Procopio da. As Mulheres do Assentamento Émerson Rodrigues/MST: os desafios na produção de alimentos e a construção da soberania alimentar. 2015. 174 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1540
Data do documento: 19-Jun-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SandraProcopiodaSilva.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.