Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1585
Tipo: Dissertação
Título: A Tecnologia da Informação na educação no campo: considerações nas escolas dos Assentamentos Casa Verde e 17 de abril
Título(s) alternativo(s): The Information technology in education at the rural school: considerations from the schools of settlements casa verde and 17 de April
Autor(es): Silva, Fabiula da
Primeiro Orientador: Marschner, Walter Roberto
metadata.dc.contributor.referee1: Farias, Marisa de Fátima Lomba de
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Raquel Alves de
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida buscando analisar o impacto das tecnologias e redes de informações nas escolas no campo, tomando como estudo de caso as escolas nos assentamentos Casa Verde e 17 de Abril, localizados a sessenta quilômetros da cidad e de Nova Andradina-MS, e criados, respectivamente, nos anos de 1995 e 2006. Ainda que estejam inseridas em temporalidades e espacialidades distintas, a escola do campo vive a contradição de ser objeto de políticas públicas semelhantes às da escola urbana. A partir desta contradição se observa os limites e as possibilidades das relações que se formam por meio de diversas redes, sejam elas de transporte, de convívio entre pessoas da comunidade local e escolar, e da produção familiar; redes interligadas em torno de um objetivo comum: a educação. Nessa perspectiva, buscamos compreender a Tecnologia da Informação presente na sala de aula, o acesso a essa tecnologia, indagando o impacto que causa nos tempos e nos espaços pedagógicos da escola no campo a partir deste estudo de caso. A metodologia empregada prima pela observação do cotidiano das escolas no campo, suas vivências, anseios e conquistas, aprimorada pela aplicação de entrevistas, diários etnográficos e questionários qualitativos semi-estruturados.
Abstract: This research was developed to analyze the impact of information technologies and networks in the rural schools, taking as a case study the schools in the settlements Casa Verde and 17 de Abril, located sixty kilometers from the city of Nova Andradina-MS, inaugurated, respectively, in the years of 1995 and 2006. Although they are inserted in distinct temporalities and spatiality, t he rural school lives the contradiction of being object of public policies similar to those of the urban school. From this contradiction we can observe the limits and possibilities of the relationships that are formed by means of diverse networks, as the transport, conviviality between people of the local community and school, and of the familiar production; networks linked around a common goal: education. From this perspect ive, we seek to understand the Information Technology present in the classroom, the access to this technology, investigating the impact it causes in the times and in the pedagogical spaces of the school in the rural schools from this case study. The methodology used is based on observation of the daily life of the rural schools, their experiences, aspirations and achievements, it improved by the application of interviews, ethnographic journals and semistructured qualitative questionnaires.
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Information technology
Redes de informação agrícola
Agricultural information networks
Assentamentos rurais
Rural settlement
Educação rural
Rural education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Sociologia
Citação: SILVA, Fabiula da. A Tecnologia da Informação na educação no campo: considerações nas escolas dos Assentamentos Casa Verde e 17 de abril. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1585
Data do documento: 24-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FabiuladaSilva.pdf4,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.