Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1841
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Especialização |
Título: | A Observação dos cinco sentidos como atividade pratica no ensino de ciências para a educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | The observation of five senses as practice activity in science teaching for childhood education |
Autor(es): | Paschoal, Adriana |
Primeiro Orientador: | Serra, Hiraldo |
Resumo: | No ensino de ciências, a observação tem sido defendida como ponto de partida na construção do conhecimento científico, oportunizando a formulação de hipóteses e estimulando o raciocínio. O presente trabalho relata uma investigação realizada com crianças da Educação infantil em um conjunto de atividades de observação e exploração de atributos de diversos materiais. A pesquisa teve como objetivo investigar atitudes e reações das crianças nas atividades, verificar o que elas entendiam por observar e registrar conceitos já existentes. Uma abordagem metodológica qualitativa foi empregada e a coleta de dados ocorreu por meio de videogravação. O estudo trouxe informações relevantes que oferecem a possibilidade de reflexão sobre a viabilidade de se realizar atividades práticas ou experimentais como estratégia didático-pedagógica no ensino de ciências, já na Educação Infantil. Concluiu-se que a metodologia desenvolvida foi capaz de despertar a curiosidade e o interesse das crianças pela investigação, propiciando espaço para diálogo e interação. |
Abstract: | In science education, the observation has been advocated as a starting point in the construction of scientific knowledge, allowing the formulation of hypotheses and stimulating thinking. This paper reports an investigation conducted with children in Early Childhood Education in a set of activities of observation and exploitation of attributes of various materials. The research aimed to investigate attitudes and reactions of children in activities, check out what they understood by observing and recording existing concepts. A qualitative approach was used and video recording collected data. The study brought relevant information that offer the possibility of reflection on the feasibility of performing practical activities as a strategy or experimental didactic teaching in science education, as in kindergarten. It was concluded that the methodology was able to arouse curiosity and interest of children through research, providing space for dialogue and interaction. |
Palavras-chave: | Ciências - ensino e aprendizagem Sciences - Study and teaching Educação infantil Early childhood education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Citação: | PASCHOAL, Adriana. A Observação dos cinco sentidos como atividade pratica no ensino de ciências para a educação infantil. 2014. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1841 |
Data do documento: | 6-Fev-2014 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Profissionais da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AdrianaPaschoal.pdf | 396,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.