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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Especialização
Title: Concepção de currículo na educação infantil
metadata.dc.creator: Chaves, Marcia Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Nogueira, Rosemeire Messa de Souza
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a atual concepção de currículo para Educação Infantil, presente na legislação, em documentos governamentais e em obras de autores e pesquisadores dessa área. Para isso, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental com a leitura de leis, documentos e obras que tratam da temática. Neste artigo, as expressões proposta curricular ou proposta pedagógica são compreendidas como um caminho a ser vivido coletivamente, sendo que o desenvolvimento do currículo, planejado por professores e educadores, precisa considerar a criança como um cidadão histórico e de direito. Assim, a partir do estudo bibliográfico, apresenta-se uma breve contextualização da história da infância e das leis que regulamentam os direitos das crianças à Educação Infantil e favorecem a realização do currículo que respeita a criança. Nas considerações finais, como resultados da pesquisa, mostra-se que na concepção atual de currículo presente na legislação e especialmente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil ocorre à superação da tradicional concepção assistencialista, propondo uma educação que compreende a criança como sujeito de direito e produtora de cultura, quando na instituição educacional ela pode brincar, experimentar, elaborar conceitos, sonhar, imaginar, ter uma vida plena de aprendizagens significativas.
Abstract: This article aims to analyze the current design curriculum for Early Childhood Education, in this legislation, government documents and works of authors and researchers in this field. For this, we performed literature and documents from reading laws, documents and articles that deal with this theme. In this article, the proposed expressions curricular or pedagogical proposal are included as a way to be lived collectively, and curriculum development, planned by teachers and educators need to consider the child as a citizen and legal history. Thus, from the literature study, we present a brief background of the history of childhood and the laws governing the rights of children at the Early Childhood Education and supports the realization of the curriculum that respects the child. In closing remarks, as search results, it is shown that the current design of this curriculum in law and especially the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education overcoming the traditional welfare conception occurs, proposing an education that includes the child as a subject of law and producer of culture, the educational institution where she can play, experiment, develop concepts, to dream, to imagine, to have a life full of meaningful learning.
Keywords: Currículo escolar
School curriculum
Educação infantil
Early childhood education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citation: CHAVES, Marcia Monteiro. Concepção de currículo na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1848
Issue Date: 5-Feb-2014
Appears in Collections:Especialização em Formação de Profissionais da Educação

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