Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1849
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Especialização
Title: Relatos de atividades práticas interdisciplinares vivenciadas na Escola Municipal Indigena Tengatuí Marangatu - Dourados, MS
Other Titles: Reports of experienced interdisciplinary activities in Indigenous Municipal School Tengatuí Marangatu - Dourados, MS
metadata.dc.creator: Rodrigues, Maria Adriana Torqueti
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Luís Antônio
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como objetivo apresentar relatos de atividades práticas interdisciplinares desenvolvidas na escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu; Dourados-MS, entre os meses de maio á novembro do ano de 2013. As atividades propostas foram desenvolvidas através do Programa Mais Educação do governo Federal e da Empresa Agropecuária Oeste de Dourados Mato Grosso do Sul (EMBRAPA), com uma Ação Educativa chamada AÇ O EDUCATIVA 40 + 20. As práticas interdisciplinares foram realizadas com alunos do 6° ano turmas A e B do período matutino com a participação de todos os professores das referidas turmas. A metodologia desenvolvida foi elaborada com cada professor de acordo com seu conteúdo curricular, tendo a horta como um recurso didático e interdisciplinar, enfocando os temas: Sustentabilidade; Criatividade; Inovação; Impacto na comunidade; Beneficio gerado pela tecnologia para o aprendizado do aluno, sendo estes itens usados como critérios avaliativos estabelecidos pela EMBRAPA. Analisando as práticas desenvolvidas podemos dizer que há diversas possibilidades de se fazer trabalhos interdisciplinares em uma horta, envolvendo teoria á prática. A interdisciplinaridade pode ser considerada um produto inacabado ou polissêmico, assim como é citado por alguns autores, ela deve ser renovada, repensada a cada ano ou a cada etapa realizada de um projeto.
Abstract: The present study aimed to show reports of about interdisciplinary activities practices in Municipal School Indigenous Tengatuí Marangatu on Dourados city Estate of- MS , between the months of May to November 2013. The activities proposed were developed by the More Education and the Federal Government Agricultural Company Golden West Mato Grosso do Sul Program (EMBRAPA) with a Educational Action call of EDUCATIONAL ACTION 40 + 20. The Interdisciplinary practices were conducted with students from 6th grade, team A and B of Elementary School in the morning with the participation of all teachers of those team. The methodology was developed with each teacher according to their curriculum subject, and the garden was didactic and interdisciplinary resource for teachers, with the focus on the themes : Sustainability , Creativity , Innovation, Impact in the community ; Benefits of technologies for the learning of students and these items used as evaluative criteria established by EMBRAPA. Analyzing the practices of teachers, we can say that there are several possibilities for interdisciplinary work with the garden, involving theory and the practice. The interdisciplinarity can be regarded as an unfinished product or polysemic,as it is cited by some authors, it should be renewed, revisited every year or every step of a project conducted.
Keywords: Povos indígenas - educação
Indigenous peoples - Education
Horta escolar
School gardens
Sustentabilidade
Sustainability
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citation: Rodrigues, Maria Adriana Torqueti. Relatos de atividades práticas interdisciplinares vivenciadas na Escola Municipal Indigena Tengatuí Marangatu - Dourados, MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1849
Issue Date: 6-Feb-2014
Appears in Collections:Especialização em Formação de Profissionais da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariaAdrianaTorquetiRodrigues.pdf714,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.