Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2109
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Elaboração de cerveja artesanal no estilo Saison com limão siciliano e pimenta rosa
Autor(es): Barros, Isabela Lanza de
Primeiro Orientador: Aranha, Caroline Pereira Moura
Resumo: A cerveja é considerada a bebida mais antiga consumida pelo homem, chegou no Brasil por volta de 1808, com a família real portuguesa e outros imigrantes. Atualmente, o ramo das cervejarias são os mais expressivos, se tornando entre 2010 e 2013 responsável por 2% do PIB. O Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja no mundo, onde as cervejas artesanais constituem menos de 1% do mercado. Pesquisas indicam que houve aumento de consumidores que preferem novos estilos e sabores de cervejas artesanais, indicando o aumento do consumo. Isto se dá devido a descoberta de novos sabores reproduzidos pelas cervejas artesanais, como: Pale Ale, Stout, Pilsner e Weissbier, que são os mais aceitos. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma cerveja Saison, inédita no mercado, com adição de limão siciliano e pimenta rosa. Bem como caracterizar a cerveja em relação ao pH a partir do pHmetro, acidez total titulável, teor de sólidos através do refratômetro, cor por meio do colorimetro medindo os parâmetros L*, a* e b*, compostos fenólicos totais por espectrofotômetro e atividade antioxidante pelo método DPPH. Todas as análises foram realizadas em triplicata. Os resultados encontram-se de acordo com os padrões exigidos pela legislação brasileira. As especiarias podem atuar como conservantes naturais e até mesmo como aditivos. O limão siciliano com seu sabor ácido, e a pimenta rosa que incorpora e refina o aroma, dão estilo e sabor indiscutível, garantindo a boa qualidade do produto.
Palavras-chave: Compostos bioativos
Bioactive compounds
Cerveja
Beers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: BARROS, Isabela Lanza de. Elaboração de cerveja artesanal no estilo Saison com limão siciliano e pimenta rosa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2109
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IsabelaLanzadeBarros.pdf561,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.