Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2226
Tipo: | Dissertação |
Título: | A Autoficção em Procura do romance e A Resistência: confluências, travessias e fronteiras entre o biográfico e o ficcional em Julián Fuks |
Título(s) alternativo(s): | Autofiction in Search of the novel and The Resistance: confluences, crossings and borders between the biographical and the fictional in Julián Fuks |
Autor(es): | Lopes, Cristian de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Bungart Neto, Paulo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Faedrich, Anna |
metadata.dc.contributor.referee2: | Dantas, Gregório Foganholi |
Resumo: | Esta dissertação de Mestrado em Letras tem como objetivo central o estudo das fronteiras entre o biográfico e o ficcional nas obras Procura do romance (2011) e A resistência (2015), do premiado escritor Julián Fuks. Tais narrativas destacam-se por apresentarem uma literatura robusta, tanto do ponto de vista ético-estético, quanto da perspectiva político-cultural. Se, por um lado, Fuks (2011) oferece um rico material em termos de linguagem, pela precisão de suas descrições pautadas na memória e na autoficção, através de uma textualidade metalinguística e autorreferencial; por outro, em Fuks (2015), percebemos sua capacidade de representar o “não-esquecimento” como resistência, bem como a própria resistência do narrador ao rememorar a história do irmão adotado na turbulenta Argentina da década de 1970. Assim, o escritor garante o seu espaço no cenário da literatura brasileira contemporânea ao tematizar discursos sobre “resistência”, no sentido psicanalítico e histórico-político, de uma família argentina exilada no Brasil, suscitando discussões e apresentando elementos literários pertinentes ao campo da Crítica Cultural e aos estudos sobre Memória. Faz-se importante pensar Procura do romance e A resistência enquanto obras híbridas, que transitam entre a história dos regimes ditatoriais na América Latina e a forma como essas histórias são ressignificadas através da autoficção que surge em tom de reflexão sobre o passado e sobre o próprio fazer ficcional. Assim, da perspectiva historiográfica e memorialística, esta dissertação se fundamenta, principalmente, nos postulados de Hayden White (1992), Michael Pollak (1989), Jacques Le Goff (2003), Roger Chartier (2010), Elio Gaspari (2002a; 2002b), Eric Nepomuceno (2015) e Pilar Calveiro (2013). Dos aportes teórico-críticos agenciados para análise, destaca-se Philippe Lejeune (2008; 2014), Serge Doubrovsky (2014), Philippe Vilain (2014), Philippe Gasparini (2014), Eneida Maria de Souza (2007; 2011), Leonor Arfuch (2010), Beatriz Sarlo (2007; 2018) e Josefina Ludmer (2013), expoentes que contribuíram e contribuem para o que hoje se chama de autoficção em suas diversas formas. |
Abstract: | This Master’s Degree dissertation in Literature aims mostly the analysis of the borders between the biographical and the fictional in Procura do romance [In search of the novel] (2011) and A resistência [The resistance] (2015), written by the awarded writer Julián Fuks. Such narratives stand out for presenting a strong literature, either as an ethical-aestetic point of view or as the political-cultural perspective. If, on the one hand, Fuks (2011) offers a rich linguistic material, due to the accuracy of his descriptions based on memory and on the autofiction, through metalinguistic and self-referential contexts, on the other hand, one can see his capacity of representing the “non-forgetfulness” as resistance, as well as the own resistance of the narrator remembering the story of the adopted brother in the stormy Argentine of the 1970’s. Thus, the writer assures his space in the contemporary Brazilian literature scenery, broaching speeches about resistance, in a psychoanalytical and historic-political way, of an Argentinian family exiled in Brazil, eliciting discussions and presenting literary aspects relevant to the cultural critic field and to the studies of memory. It is important to think about Procura do romance (2011) and A resistência (2015) as hybrid books, transiting between the history of the military regimes in Latin American and the way those histories are reframed through the autofiction in terms of a reflection about our past. Therefore, from the historiographical and memory perspectives, this dissertation underlies mostly in the postulates of Hayden White (1992), Michael Pollak (1989), Jacques Le Goff (2003), Roger Chartier (2010), Elio Gaspari (2002a; 2002b), Eric Nepomuceno (2015) e Pilar Calveiro (2013). From the theoretical inputs used in the analysis, it stands out Philippe Lejeune (2008; 2014), Serge Doubrovsky (2014), Philippe Vilain (2014), Philippe Gasparini (2014), Eneida Maria de Souza (2007; 2011) Leonor Arfuch (2010), Beatriz Sarlo (2007; 2018) and Josefina Ludmer (2013), exponents of what we consider the autofiction procedures in its several forms. |
Palavras-chave: | Literatura brasileira contemporânea Contemporary Brazilian literature Autoficção Autofiction Fuks, Julián, 1981- |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação, Artes e Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Letras |
Citação: | LOPES, Cristian de Oliveira. A Autoficção em Procura do romance e A Resistência: confluências, travessias e fronteiras entre o biográfico e o ficcional em Julián Fuks. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2226 |
Data do documento: | 18-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CristiandeOliveiraLopes.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.