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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um Estudo qualitativo sobre qualidade de software no sistema de Educação à Distância da UFGD, o Moodle
Título(s) alternativo(s): A Qualitative study on software quality in the UFGD Distance Education system, Moodle
Autor(es): Silva, Enmory Dayane Pereira da
Figueiredo, Lucas Soares
Primeiro Orientador: Caldas, Evanise Araujo
metadata.dc.contributor.referee1: Carbone, Felipe José
metadata.dc.contributor.referee2: Felipe, Rosenilda Marques da Silva
Resumo: Atualmente os softwares educacionais têm sido ferramentas poderosas no processo de ensino-aprendizagem, pois torna iterativo o ambiente de ensino. Instituições de nível superior tem se apoiado em SE com foco no ensino a distância, buscando ampliar suas fronteiras sem desfazer-se do ensino de qualidade. Haja vista esta nova forma de dar suporte a construção do conhecimento, este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada cujo o objetivo é estabelecer uma avaliação criteriosa para aferir quanto a qualidade da plataforma Moodle da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) na percepção do usuário. Para tanto foi construído um survey com intuito de avaliar a experiência do discente com relação ao SE, bem como, aferir se os recursos disponíveis auxiliam de forma relevante a construção do conhecimento. Os resultados obtidos demonstram que embora os alunos em sua maioria avaliem o sistema como conceitos “regular” ou “bom”, verifica-se que o não atendimento dos critérios de usabilidade e normas internacionais podem interferir na motivação do usuário ao utilizar o sistema, podendo prejudicar a conquista dos objetivos educacionais projetados pela instituição.
Abstract: Today educational software has been a powerful tool in the teaching-learning process because it makes the teaching environment iterative. Higher level institutions have relied on SE focusing on distance learning, seeking to broaden their boundaries without discarding quality education. In view of this new way of supporting the construction of knowledge, this paper presents the results of a research carried out whose objective is to establish a careful evaluation to assess the quality of the UFGD (Federal University of Grande Dourados) Moodle platform in the user's perception. Therefore, a survey was built in order to evaluate the student's experience with the ES, as well as to assess if the available resources help in a relevant way the construction of knowledge. The results show that although most students evaluate the system as "regular" or "good" concepts, it is found that the non-compliance with usability criteria and international standards can interfere with the motivation of the user when using the system. undermine the achievement of the educational objectives designed by the institution.
Palavras-chave: Educação a distância
Distance education
Tecnologia educacional
Educational Technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: SILVA, Enmory D. Pereira; FIQUEIREDO, Lucas Soares. Um Estudo qualitativo sobre qualidade de software no sistema de Educação à Distância da UFGD, o Moodle. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2567
Data do documento: 22-Nov-2019
Aparece nas coleções:Engenharia de Computação

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