Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3012
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeito de diferentes concentrações do fertilizante NPK no cultivo da microalga Chlorella sorokiniana
Autor(es): Oliveira, Nathanya Nayla de
Primeiro Orientador: Fonseca, Gustavo Graciano
metadata.dc.contributor.referee1: Paz, Marcelo Fossa da
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Nathaskia Silva
Resumo: As microalgas são organismos procarióticos ou eucarióticos, encontrados em água doce e salgada, realizam atividade fotossintética e possuem a capacidade de acumular diferentes compostos de interesse biotecnológico como lipídios, carboidratos, proteínas, ácidos graxos, entre outros, que podem ser destinados em diversas aplicações. São realizados diversos estudos cujo objetivo é a otimização da produção em massa, para que assim seja obtido quantidades significativas de biomassa. Dessa maneira, muitos parâmetros vêm sendo avaliados como: as condições de luminosidade, pH, meios de cultivos entre outros. O objetivo deste estudo foi verificar a qual a melhor concentração do fertilizante NPK (20-5-20) para a microalga Chlorella sorokiniana, para seu desenvolvimento e crescimento e verificar alguma influência em seu teor de proteínas e perfil de ácidos graxos. Todos os experimentos foram realizados na UFGD, no Laboratório de Bioengenharia. Os cultivos foram realizados em erlenmeyers com o volume útil de 250 mL, mantidos em uma BOD com agitação e fotoperíodo de 12h/12h. O meio de cultura utilizado foi o NPK (20:5:20), utilizou-se a concentração 1, 3, 5, 8 e 12 g.L -1 . Em ambos os casos os crescimentos foram monitorados por leituras em espectrofotômetro com o comprimento de onda de 670 nm ao término dos experimentos os parâmetros cinéticos foram calculados e realizou-se a determinação do teor proteico e o perfil dos ácidos graxos, os resultados demonstraram que a maior concentração do fertilizante NPK (12 g.L1 ) no cultivo da microalga implicou na redução do ácido graxo alfa linolênico e redução no teor proteico, no entanto a produtividade final foi maior, já a menor concentração do fertilizante no cultivo da microalga acabou resultando no maior teor proteico aqui encontrado (39,61%).
Palavras-chave: Proteína
Protein
Ácido graxo
Fatty acids
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: OLIVEIRA, Nathanya Nayla de. Efeito de diferentes concentrações do fertilizante NPK no cultivo da microalga Chlorella sorokiniana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3012
Data do documento: 16-Fev-2018
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NathanyaNayladeOliveira.pdf337,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.