Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3065
Tipo: Livro
Título: Territórios migrantes: transterritorialização e identidades em Francisco Beltrão/PR
Autor(es): Mondardo, Marcos Leandro
Resumo: Apresenta-se nesse livro uma análise geográfica das migrações para, no e do município de Francisco Beltrão de caboclos, gaúchos, catarinenses e “paranaenses”. A partir da periodização e/ou empiricização do tempo analisa-se, entre 1900 e 1940, a migração cabocla para o Sudoeste paranaense; entre 1940 e 1970, a migração gaúcha e catarinense para Sudoeste paranaense e Francisco Beltrão; e, entre 1970 e 2008, a mobilidade “paranaense” no interior do Paraná e para além das fronteiras estaduais como, para o Mato Grosso, Amazonas e Santa Catarina. Tal migração é compreendida numa perspectiva integradora, incluindo suas múltiplas dimensões (culturais, políticas e econômicas), propondo-se uma abordagem teórico-metodológica denominada aqui de transterritorialidade, que implica buscar entender o processo tenso, cambiante e ambivalente entre os lugares de origem e de destino na migração.
Palavras-chave: Migração
Migration
Identidade coletiva
Group identity
Francisco Beltrão (Paraná)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: MONDARDO, Marcos Leandro. Territórios migrantes: transterritorialização e identidades em Francisco Beltrão/PR. Dourados, MS: Editora UFGD, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3065
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
territorios-migrantes-transterritorializacao-e-identidades-em-francisco-beltrao-pr-2.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.