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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Responsabilidade social corporativa e empresarial: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Amaral, Camila Pereira do
Primeiro Orientador: Silva, Luan Carlos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, José Jair Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Jane Corrêa Alves
Resumo: O presente trabalho desenvolveu um estudo dos fatores motivadores da prática e divulgação da responsabilidade social corporativa e empresarial, com o intuito de apresentar o critério de importância aplicado à implantação da responsabilidade social pelo setor empresarial. Para o desenvolvimento do trabalho e alcance dos resultados, a metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura, em que durante a primeira busca de artigos através da inclusão da palavra-chave “Responsabilidade Social” e exclusão das palavras-chaves “Ambiental e Ambientalmente”, foram identificados 195 artigos. Em seguida, foram utilizados critérios de inclusão e exclusão relacionados ao período estudado, em que foram identificados 162 artigos, sendo feita uma classificação dos artigos por área da responsabilidade social, onde foram estabelecidas sete áreas: governo, educação, saúde, marketing, sociedade, meio ambiente e empresa. De acordo com o objetivo do trabalho que se destina a retratar a responsabilidade social corporativa e empresarial, foi realizada uma exclusão de 71 artigos que não se enquadravam diretamente à área de empresa na responsabilidade social, totalizando para estudo 91 artigos. Através de uma análise criteriosa dos artigos pesquisados, foram apresentados os dados obtidos por meio de tabelas e figuras, sendo que, em complemento a esta demonstração, foram utilizados o software Ucinet para visualização da rede de relacionamento entre os artigos e as sete áreas da responsabilidade social, além do software NVivo, utilizado para demonstrar através de uma nuvem, as palavras mais utilizadas nos 91 artigos analisados. Por meio desta análise concluiu-se que existem diversos fatores que influenciam a implantação e divulgação da responsabilidade social por parte da empresa, sendo que na sua maioria, isso ocorre por fatores legais ou estratégicos, evidenciando que a prática e divulgação da responsabilidade social por parte das empresas se justifica pela busca de benefícios ou processos de troca - uma atitude socialmente responsável por um benefício econômico ou legal.
Abstract: The present work Developed a study of Motivating factors of Practice and divulgation of corporate social and business responsibility, in order to show the criterion of importance Applied to implantation of social responsibllity by the business sector. For the development of work and achievement of results the methodology used was the systematic literature review In which the first search of articles by including the keyword “Social Responsibllity “ and inclusion of keyword “Environmental and Environmentally” 195 articles were identified.Then were used inclusion criteria of inclusion exclusion related to the studied period In which they were identified 162 articles being made a classification of articles by area of social responsibility where seven areas were established: Government, education, health, marketing, society, environment and business. According to the objective of the work that is intended to portray corporate social and bussines responsibility, it was conducted an exclusion of 71 articles that did not fit directly to the corporate area in social responsibility, totalizing for study 91 articles. Through a careful analysis of the articles searched, the data obtained were presented By means of tables and figures, being that, in addition to this demonstration were used the Software Ucinet for visualization of the relationship network among articles and the seven areas of social responsibility, in addition to NVivo software used to demonstrate through a cloud, the most used words in the analyzed 91 articles. Through this analysis it was concluded that there are several factors that influence the implementation and divulgation of social responsibility by the company, most of which is due to legal or strategic factors evidencing that the practice and divulgation of social responsibility by companies Is justified by the search of benefits or processes of Exchange - An attitude socially responsible for an economic or legal benefit.
Palavras-chave: Responsabilidade social
Social responsibility
Planejamento estratégico
Strategic planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: AMARAL, Camila Pereira do. Responsabilidade social corporativa e empresarial: uma revisão sistemática da literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3084
Data do documento: 2017
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