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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gastos do governo federal com educação no Brasil: uma análise do período 2002-2012
Autor(es): Silva, Diose Carlos Santos
Primeiro Orientador: Oliveira, Pedro Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee1: Aquino, Juliana Maria de
metadata.dc.contributor.referee2: Romero, Enrique Duarte
Resumo: No período que compreende os anos de 2002 a 2012, a economia global como um todo teve forte expansão. A preocupação com um sistema educacional que de fato fosse eficiente, e que cumprisse com seu papel na for mação de sociedades prósperas e justas, fez os governos mundo afora elaborarem politicas publicas educacionais que dispenderam grandes percentuais de suas riquezas. Esse estudo tem por objetivo, analisar de for ma comparativa, os percentuais gastos com educação em diversos países com a realidade brasileira, bem como, o desempenho dos estudantes no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Para tanto, fora m utilizados dados oficiais de diversas fontes sobre gastos públicos com educação e m todos os níveis, PI B, PI B per capita, e o percentual do PI B e do PI B per capita gastos com educação. Os resultados mostra m que, mesmo com avanços, um abismo separa países desenvolvidos dos subdesenvolvidos ou e m desenvolvimento, no que tange a educação, e que no Brasil, não apenas falta de recursos, mas especialmente, problemas de gestão desses recursos, prejudicam o desenvolvimento dos alunos brasileiros, refletindo sempre em notas baixas e posições bastante inferi ores no PISA.
Abstract: In the period who comprehend the years of 2002 to 2012, the global economy had as a whole a big expansion. The preoccupation on with an educational system who would be efficient e, and fulfilled its work on prosperous societies formation and rightful, made the government by the world to create educational public policies that spent a big percentage of your richness. This study has by objective, to analyse in a comparative way, the percentage spent with education in di verses countries with a Brazilian reality, as well as, the students performance in Program for International Student Assesment (PISA). So, they were used official data from a lot of fonts about public spending in education on all grades, PI B, PIB per capita, and the percentage of PI B and of PIB per capita spent with education. The results show that, even with advances, there is an abyss that separates developed countries of the underdeveloped or in development, in reference of education, and that in Brazil, not just lack of resources, but especially, problems of management of this resources, affect the Brazilian students development, reflected in low grades and very lower positions in the PISA.
Palavras-chave: Investimento público
Public investments
Políticas públicas - educação
Public Policy - Education
Educação
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SILVA, Diose Carlos Santos. Gastos do governo federal com educação no Brasil: uma análise do período 2002-2012. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3139
Data do documento: 2017
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