Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3309
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposição de um modelo de gestão do conhecimento para pequenas empresas criativas
Autor(es): Casari, Iasmin Costa
Primeiro Orientador: Raupp, Fabiana
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Vera Luci de
metadata.dc.contributor.referee2: Camparotti, Carlos Eduardo Soares
Resumo: O objetivo do presente estudo é propor um Modelo de Gestão do Conhecimento para Pequenas Empresas Criativas considerando as especificidades de seus processos de produção, baseado no Modelo de Criação e Gestão do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997). Este trabalho apresenta as relações entre conhecimento e criatividade, a importância da gestão do conhecimento como fator de competitividade, bem como as características das indústrias criativas, as etapas de um processo de gestão do conhecimento, e uma explanação a respeito do Modelo de Criação e Gestão do Conhecimento proposto por Nonaka e Takeuchi (1997). A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso aplicado em quatro empresas classificadas como empresas criativas. Com base nos resultados foi proposto um Modelo de Gestão do Conhecimento para Pequenas Empresas Criativas.
Abstract: The objective of the present study is to propose a Knowledge Management Model for Small Creative Enterprises considering the specificities of their production process; based on the Knowledge Creation and Management Model proposed by Nonaka and Takeuchi (1997). This senior project presents the relations between knowledge and creativity. The importance of knowledge management as a competitiveness factor, as well as the creative industries' characteristics, steps of a knowledge management process, and an explanation regarding to the Knowledge Creation and Management Model proposed by Nonaka and Takeuchi (1997). The research was made by means of a case study applied to four enterprises classified as creative enterprises. Based on the results it was proposed a Knowledge Management Model for Small Creative Enterprises.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Knowledge management
Competitividade
Competitiveness
Pequenas empresas
Small business
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: CASARI, Iasmin Costa. Proposição de um modelo de gestão do conhecimento para pequenas empresas criativas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3309
Data do documento: 21-Set-2016
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IasminCostaCasari.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.