Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3452
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Construção da malha asfáltica a partir de resíduos da construção civil e pneus, uma possível alternativa
Autor(es): Ferreira, Fernanda Gottardi
Bueno, João Flávio Capilé
Primeiro Orientador: Vilela, Danielle Marques
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ceccon, Simone
Resumo: O descarte de pneus cresce ano após ano em todo o mundo, por isso esta se tornando um dos problemas mundiais, devido a pouca importância dada nos países mais desenvolvidos e ao seu esquecimento nos países emergentes. Paralelamente o setor da construção civil que está em desenvolvimento vem se transformando em um grande gerador de resíduos e consequentemente um consumidor de espaço. O entulho gerado é o maior problema da administração das cidades, devido ao sua grande geração e volume e ao grande espaço ocupado no descarte destes resíduos em locais inadequados. Ambos resíduos são grandes causadores de danos ambientais, geradores de poluição visual, grandes causadores de proliferação de vetores e consequentemente geradores de doenças. O uso de pneumáticos e resíduos da construção civil em asfaltos ecológicos representa um processo técnico e economicamente viável, e chega como solução em uma nova perspectiva para a resolução de inúmeros problemas que se apresentam em nossa malha rodoviária. O presente trabalho propõem-se a realizar um levantamento bibliográfico e consulta documental para verificar a quantidade de pneus e de resíduos da construção civil eliminados na cidade de Dourados e o destino que seguem, visando verificar a viabilidade de serem utilizados na construção e/ou recuperação da malha asfáltica da cidade.
Palavras-chave: Pavimentação asfáltica
Asphalt pavers
Pneus
Tire
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: FERREIRA, Fernanda Gottardi; BUENO, João Flávio Capilé. Construção da malha asfáltica a partir de resíduos da construção civil e pneus, uma possível alternativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3452
Data do documento: 21-Nov-2015
Aparece nas coleções:Gestão Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandaGottardiFerreira - JoaoFlavioCapileBueno.pdf668,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.