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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Políticas de retenção de professores nas universidades federais: o caso da UFGD
Autor(es): Carvalho, Camila Messias de
Primeiro Orientador: Binotto, Erlaine
metadata.dc.contributor.referee1: Novaes, Amilton Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Casarotto, Eduardo Luis
Resumo: A pesquisa objetiva analisar o processo de retenção de docentes nas Instituições Federais de Ensino brasileiras. As informações obtidas buscam traçar um perfil das metodologias aplicadas nas IFES no que tange a valorização e incentivos ao aperfeiçoamento profissional dos docentes. Também foi objetivo da pesquisa analisar as políticas aplicadas nas IFES para que o docente se sinta incentivado a permanecer nas instituições; analisar também as políticas governamentais implantadas a partir da década de 90, especificamente Programa Universidade Para Todos (PROUNI), observando o ponto de vista das reformas do ensino superior federal brasileiro. A pesquisa atentou-se ainda a gestão de pessoas e como a qualidade do trabalho docente pode se associar a boa gestão. A carreira docente nas universidades federais brasileiras é regida pela Lei 12.772, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2012, porém partindo da premissa que gerir pessoas é associar habilidades, técnicas e práticas de gestão objetivando administrar comportamentos organizacionais, potencializando assim o capital humano, observam-se no decorrer da pesquisa que o comportamento e permanência dos docentes nas IFES se associam a permanência e evasão ás práticas de gestão. A pesquisa aborda ainda mudanças nas IFES após a inserção do Programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras - REUNI, instituído pelo Decreto Presidencial 6.096, de 24 de abril de 2007, com o objetivo de possibilitar às IFES condições de se expandir e garantir condições de ingresso e permanência da população ao ensino superior brasileiro.
Abstract: The research aims to analyze the process of retaining teachers in Federal Institutions of Brazilian Education. Information obtained seek to draw a profile of the methodologies applied in the IFES with respect to recovery and incentives for professional development of teachers. Another objective was to analyze the research policies applied in the IFES to the teacher feel encouraged to remain in institutions ; also analyze the government policies implemented from the 90s, specifically the University for All Program ( PROUNI ) , observing the point of view of the Brazilian federal higher education reforms . The research looked even people management and the quality of teaching can be associated with good management. The teaching career in Brazilian federal universities is governed by Law 12,772 , approved by Congress in December 2012 , but based on the premise that managing people is to associate skills, techniques and management practices aimed at managing organizational behavior , thus enhancing human capital, observe -If during the research that the behavior and retention of teachers in the IFES are associated with permanence and evasion ace management practices. The research also addresses changes in IFES after insertion of the Federal Government Support Program for the Restructuring and Expansion of Federal Brazilian Universities - MEETING , established by Presidential Decree 6096 of 24 April 2007, with the goal of enabling the IFES conditions to expand and secure entry and residence conditions of the population to the Brazilian higher education.
Palavras-chave: Professor universitário
College teachers
Política governamental
Government policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: CARVALHO, Camila Messias de. Políticas de retenção de professores nas universidades federais: o caso da UFGD. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3490
Data do documento: 11-Dez-2014
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