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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação de tempo integral e rendimento escolar dos alunos: uma análise para o estado do Mato Grosso do Sul
Autor(es): Lima, Maygda Alice de
Primeiro Orientador: Aquino, Juliana Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Pedro Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Jaqueline Severino da
Resumo: A educação brasileira, mesmo após avanços, ainda está aquém do nível internacional. No intuito de proporcionar uma educação mais completa ao aluno, o governo federal criou o Programa Mais Educação, programa de ampliação da jornada escolar dos alunos da rede pública. Este estudo tem por objetivo analisar o impacto deste programa sobre o desempenho escolar dos alunos de 8o série, em língua portuguesa e matemática, no estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, foram analisados os dados da Prova Brasil dos anos de 2007 e 2011. A metodologia utilizada compreende o teste de diferença de média e o método de diferenças em diferenças. Os resultados mostram que as escolas participantes do programa não apresentaram uma melhora em suas proficiências médias. Porém, acredita-se que o programa esteja relacionado a benefícios sociais aos alunos participantes.
Abstract: The Brazilian education, even with recent advances, still lags behind international levels. Looking for a more complete education, the federal government created the Mais Educação program. This program implements full time schools on public education. This study aims to evaluate the impact of this program on 8th grade students' performance on mathematics and portuguese at Mato Grosso do Sul state. For such task we analyzed data from the 2007 and 2011 Prova Brasil. The methodology consists of a difference of means test and the difference in differences method. Results show that participant schools did not improve their average performances. However we believe the program is more related to social benefits than to performance improvements.
Palavras-chave: Programa Mais Educação
Educação em tempo integral
Full time education
Desempenho escolar
School performance
Mato Grosso do Sul (Brasil)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: LIMA, Maygda Alice de. Educação de tempo integral e rendimento escolar dos alunos: uma análise para o estado do Mato Grosso do Sul. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3567
Data do documento: 2014
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