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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jornadas escolares ampliadas e proficiência média dos alunos: uma análise para os estados da região centro-oeste a partir dos dados da Prova Brasil
Autor(es): Grangeira, Rodrigo
Primeiro Orientador: Aquino, Juliana Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Pedro Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Corrêa, Alexandre de Souza
Resumo: A educação brasileira seja ela de nível básica, tecnológica ou superior, mesmo após avanços consideráveis, ainda está aquém dos níveis internacionais. Com o objetivo de contribuir para uma educação mais completa ao aluno, o governo federal criou, em 2008, o Programa Mais Educação, que amplia a jornada escolar dos alunos da educação básica da rede pública de ensino. Este estudo tem por objetivo analisar o impacto deste programa sobre o desempenho escolar médio dos alunos do 9o ano (8o série), em língua portuguesa e matemática, no estado de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Para tanto, foram analisados os dados da Prova Brasil, dos anos de 2007 e 2011. A metodologia utilizada compreende o teste de diferença de médias. Os resultados revelam que as escolas participantes do programa não apresentaram uma melhora em suas proficiências médias, ficando, ainda, aquém das escolas não participantes. Todavia, acredita-se que o programa tenha contribuído com outros fatores aos alunos participantes, uma vez que traz, ainda, uma proposta social a estes.
Abstract: Brazilian education, basic, technological or higher, even after considerable advances, is still below international levels. Aiming to contribute to a more complete education to its student, the federal government created in 2008 Programa Mais Educação, which is a program that extends the school day for elementary education students in public schools. This study aims to analyze the impact of this program on the average academic performance of students in the 9th grade (8th grade), both in portuguese and mathematics, in the state of Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás and Distrito Federal. To do so, data from Prova Brasil of the years 2007 and 2011 was analyzed. The methodology comprises the average difference test. The results show that the schools participating in the program showed no improvement in their proficiency averages, staying far apart from non-participating schools. However, it is believed that the program has contributed to other factors concerning their students, once it brings social benefits for them.
Palavras-chave: Programa Mais Educação
Desempenho escolar
School performance
Educação - qualidade
Educational quality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: GRANGEIRA, Rodrigo. Jornadas escolares ampliadas e proficiência média dos alunos: uma análise para os estados da região centro-oeste a partir dos dados da Prova Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3571
Data do documento: 2014
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