Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3592
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desempenho operacional e danos na soqueira da cana-de-açúcar submetida a dois sistemas de colheita
Título(s) alternativo(s): Operational performance and damage to the sugarcane ratoon submitted to two harvest systems
Autor(es): Gomes, Braiam Raiell
Missio, Camilla
Primeiro Orientador: Souza, Cristiano Márcio Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Cortez, Jorge Wilson
metadata.dc.contributor.referee2: Kenmochi, Claudio Sadao
Resumo: O uso do dispositivo Policana na colheita da cana-de-açúcar tem sido indicado por gerar um acréscimo no volume de cana processada pela colhedora por unidade de tempo, incrementando o rendimento da colhedora, entretanto não se conhece em que proporção se aumenta e quais os danos na soqueira e perdas quantitativas provocadas devido a sua adoção. Assim, objetivou-se avaliar o desempenho operacional e os danos provocados na soqueira utilizando dois sistemas de colheita de cana-de-açúcar, sendo o primeiro sistema constituído por colhedora autopropelida e o segundo por um conjunto formado por colhedora autopropelida com o dispositivo Policana 2L. Os testes de campo foram executados em área comercial da Empresa Agrícola Nova América, localizada no município da Caarapó- MS. A variedade colhida foi a SP83-2847, sem queima prévia, em 4o corte, com espaçamento de 1,4 m. A colheita foi realizada em áreas com diferentes produtividades da cana-de-açúcar. Para analisar os dados obtidos nos testes de desempenho operacional dos dois sistemas de colheita foi adotado o intervalo de confiança, utilizando-se o teste t, a 5% de probabilidade. Para avaliar as perdas na colheita e danos à soqueira foi montado um experimento no delineamento inteiramente casualizado, onde se estudou os dois sistemas de colheita, utilizando-se o teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Foi avaliado o desempenho operacional determinando-se as capacidades de campo efetiva e operacional, o rendimento de campo, o consumo de combustível por área e por tonelada colhida, as capacidades de manipulação efetiva e operacional bruta e a eficácia de manipulação. As perdas quantitativas determinadas foram a perda de tocos, de cana inteira, de cana ponta, de toletes, de estilhaço e de pedaços. Os danos na soqueira foram determinados e classificados em sem e com danos periféricos, em rachados e em fragmentados. A colheita feita usando o sistema de colheita com a Colhedora e o dispositivo Policana 2L proporcionou maiores capacidades de campo e capacidades de manipulação e menor consumo de combustível por área, enquanto manteve-se semelhante o consumo de combustível por tonelada de cana colhida, o rendimento operacional e a eficácia de manipulação. As perdas na colheita da cana-de-açúcar e os danos provocados à soqueira da planta mantiveram-se semelhantes entre os dois sistemas de colheita estudados. O uso do dispositivo Policana 2L acoplado à colhedora durante a colheita da cana foi capaz de proporcionar aumento de 14,7% nas capacidades de trabalho da máquina.
Abstract: The use of the Policana device for crop of sugar cane generates an increase in the volume of sugar cane processed by the machine per unit time, increasing the capacity of the harvester. Aimed to evaluate operational performance and damage to the ratoon of two systems to harvest sugar cane, the first self- propelled harvester and the second formed by self-propelled harvester with Policana 2L device. The field tests were performed at the Agricultural Company New American commercial area, located in the city of Caarapó - MS. The variety harvested was SP83 - 2847, without burning, fourth cut, with spacing of 1.4 m. To evaluate the operational performance, losses and damages to the ratoon, was performed analysis of the confidence interval using the t test at 5 % probability. The harvest done using normal harvest with the Harvester and Policana 2L device provided higher field capacities and capabilities of handling and lower fuel consumption per area, while remained similar fuel consumption per ton of cane harvested, yield operating efficiency and handling. Crop losses of cane sugar and the damage caused to the ratoon plant remained similar between the two harvesting systems studied. The use of Policana 2L device coupled to the harvester during harvesting of sugarcane was able to deliver 14.7% increase in the capabilities of the machine work.
Palavras-chave: Colheita mecânica
Mechanical harvesting
Perda na colheita
Harvesting losses
Mecanização agrícola
Agricultural mechanization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: GOMES, Braiam Raiell; MISSIO, Camilla. Desempenho operacional e danos na soqueira da cana-de-açúcar submetida a dois sistemas de colheita. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3592
Data do documento: 18-Dez-2013
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BraiamRaiellGomes - CamillaMissio.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.