Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3623
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do estresse, personalidade a e análise bioeletrográfica em universitários
Autor(es): Silva, Thiago Augustho Dolacio Maia e
Primeiro Orientador: Balestieri, Filomena Maria Perrella
metadata.dc.contributor.referee1: Russo, Márcia Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Simioni, Lívia de Castro
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o estresse e a sua correlação com o padrão de personalidade A em acadêmicos do curso de Biotecnologia da UFGD e comparar com as fotos bioeletrográficas. A amostra foi constituída de 65 estudantes, que foram avaliados em relação às fases do estresse pelo Inventário de Sintomas de Estresse (ISS) (LIPP, 2002). Os estudantes foram avaliados em duas etapas, sendo a primeira em março de 2012 e a segunda em outubro de 2012. Em relação às fotos bioeletrográficas foram tiradas fotos dos dedos médio, anelar e mínimo de ambas as mãos de nove estudantes mulheres para avaliar possíveis alterações nas áreas relacionadas com o eixo HPA e o coração. Os estudantes apresentaram faixa etária entre 16 e 24 anos. Dentre todos os estudantes avaliados nos testes realizados na primeira etapa foram aferidos 22 estudantes sem estresse (33,8%), 27 em fase de resistência (41,5%) e 07 em fase de exaustão (10,7%); já na segunda etapa foram 16 estudantes sem estresse (24,6%), 32 em fase de resistência (49, 2%) e 09 em fase de exaustão(13,8%). Em relação aos sintomas do estresse, foi verificado que os sintomas psicológicos foram mais evidentes que os sintomas físicos. Os estudantes que não apresentaram estresse (uma média de 29.2%) estavam no limite da pontuação no ISS e apresentaram sintomas tanto físicos quanto psicológicos referentes às últimas 24 horas, à última semana e ao último mês das três fases de estresse (alerta, resistência e exaustão). Não foi observada correlação entre a presença de estresse e o tipo de personalidade A. Quanto a bioeletrografia, foram identificados sinais de estresse em órgãos específicos como fígado e estômago e processos infecciosos e inflamatórios nas regiões associadas ao timo, ao coração além de desequilíbrios nos meridianos relacionados ao eixo HPA.
Palavras-chave: Estudante universitário
College students
Estresse psicológico
Stress, psychological
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: SILVA, Thiago Augustho Dolacio Maia e. Avaliação do estresse, personalidade a e análise bioeletrográfica em universitários. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3623
Data do documento: 6-Mar-2014
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThiagoAugusthoDolacioMaiaSilva.pdf4,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.