Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3790
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma Análise da qualificação profissional em programas de aprendizagem do SENAC e SENAI de Dourados/MS
Autor(es): Souza, Ana Paula Lodo de
Primeiro Orientador: Binotto, Erlaine
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Alexandre Bandeira Monteiro e
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Paulo Sérgio
Resumo: Está pesquisa buscou conhecer as atividades que são executadas pelos menores aprendizes no contexto das empresas e relaciona-lás com o curso que estão fazendo no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ( SENAC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) da cidade de Dourados do Mato Grosso do Sul. Ainda procurou conhecer os motivos que levaram os jovens a entrar no mercado de trabalho tão cedo e a perspectiva profissional destes jovens para o futuro. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa /quantitativa, onde as entrevistas aos alunos foram por meio de questionários formados por perguntas fechadas e abertas com 30 alunos do curso de menor aprendiz que está em andamento no Senac que é de serviços administrativos e com 50 alunos do curso de menor aprendiz do Senai de assistente administrativo industrial no período de 2015. A pesquisa identificou que 43% dos jovens entrevistados não estão encontrando semelhança em seu curso realizado no Senac ou Senai com as atividades que estão desempenhando na empresa em que trabalham. Por exemplo, um jovem que faz curso de serviços administrativos no Senac, na empresa trabalha como estoquista. Este jovem sente que, apesar de ter uma aula teórica importante, não tem a realização da prática, e quando buscar outra oportunidade no mercado, vai ter os cursos que fez em seu curriculo, mas não vai poder dizer que tem conhecimento prático sobre aquele assunto. Mas apesar deste número considerável, ainda se tem jovens com grandes sonhos para o futuro como cursar uma faculdade, conseguir obter um emprego melhor ou até mesmo conseguir uma melhor oportunidade dentro da empresa em que está trabalhando, sendo efetivado.
Abstract: Is research aimed to know the activities that are performed by apprentices in the context of business and relate them to the course they are doing in the National Commercial Training Service (SENAC) and National Industrial Apprenticeship Service (SENAI) of city Dourados of Mato Grosso do Sul. Still sought the reasons that led young people to enter the labor market as early and professional perspective of these young people for the future. This was a qualitative / quantitative research, where interviews students were using a questionnaire consisting of closed and open questions with 30 students of apprentice that is in progress at Senac which is administrative services and 50 students Course trainee Senai industrial administrative assistant in the period of 2015. The survey found that 43% of young people interviewed are not finding similarity in their course held at Senac and Senai with the activities that are playing in the company they work for. For example, a young man who makes course of administrative services at Senac, the company works as a stockist. This young man feels that, despite an important lecture, has the realization of practice, and when you get another opportunity in the market, will have the courses they did in their curriculum, but could not say it has practical knowledge on that subject . But despite this significant number, even if you have young people with big dreams for the future to attend college, be able to get a better job or even get a better opportunity within the company you are working, being effected.
Palavras-chave: Formação profissional
Professional qualification
Mercado de trabalho
Labor market
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SOUZA, Ana Paula Lodo de. Uma Análise da qualificação profissional em programas de aprendizagem do SENAC e SENAI de Dourados/MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3790
Data do documento: 19-Nov-2014
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaPaulaLododeSouza.pdf226,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.