Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4032
Tipo: Dissertação
Título: O Efeito de componentes autoclíticos em instruções com ilustrações
Título(s) alternativo(s): The Effect of autoclitic components in instructions with illustrations
Autor(es): Barbosa, Mayara Duim
Primeiro Orientador: Ferreira, Paulo Roberto dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Córdova, Lucas Ferraz
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Felipe Maciel dos Santos
Resumo: Este estudo pretendeu analisar o efeito de estímulos verbais com função, supostamente, autoclíticas, sobre o comportamento do ouvinte de seguir instruções com ilustrações. A partir do conceito de comportamento verbal e linguagem propostos pelo modelo filosófico Behaviorista Radical, torna-se importante o estudo do discurso e de seus componentes, pois ele torna-se meio de interação entre sujeitos, bem como organização de práticas culturais. De modo que o discurso passa a abranger meios de ensino e aprendizagem, através de enunciados que explicitam instruções sobre as mais variadas contingências, ao estabelecer condições de ocorrência de comportamentos específicos. Para estudar o campo da manipulação dos estímulos verbais (entendido como autoclíticos), foram realizados dois experimentos, separados, metodologicamente, com o intuito de cumprir três objetivos específicos, 1) Observar o efeito da emissão de autoclíticos com função qualificadora, sobre a resposta do ouvinte; 2) Observar o efeito do uso de autoclíticos nos enunciados contendo mandos; 3) Observar o efeito do uso de enunciado com autoclíticos, na descrição de comportamentos ilustrados em tirinhas de desenho. O instrumento proposto neste estudo dispõe do uso de componentes autoclíticos com função, suposta, manipulativa em instruções (regras) simples. Foi aplicado com uma amostra de 59 sujeitos, em condição experimental. Os critérios de análise foram construídos a partir da categorização das respostas obtidas, conforme discriminação de topografia de resposta. Posteriormente, os dados foram quantificados e qualificados a fim de testar a consistência da proposta levantada como objetivo.
Abstract: This study aimed to analyze the effect of verbal stimuli with a supposedly autoclitic function on the listener's behavior of following instructions with illustrations. From the concept of verbal behavior and language proposed by the Radical Behavioral philosophical model, it becomes important or the study of discourse and its components, as it becomes the means of interaction between individuals, as well as the organization of cultural practices. The way the discourse move to a broader method of teaching and learning, through instructions that explain instructions on how more contingent variables, and how to define conditions for the occurrence of applications. To study the field of manipulation of verbal stimuli (presented as autoclitic), two experiments were carried out, methodologically separated, in order to perform three mandatory objectives, 1) Observe the effect of autoclitic emissions with qualified function, on a response from the listener; 2) Observe the effect of using autoclitics on statements conteining mands; 3) Observe the effect of using autoclitic statements in the description of applications illustrated in drawing strips. The instrument proposed in this study includes the use of autoclitic components with supposed functions, manipulable in simple instructions (rules). It was applied with a sample of 59 subjects, in experimental condition. The analysis criteria were built from the categorization of responses, according to the topography of the response. Subsequently, the data were quantified and allowed to test the consistency of the proposal raised as an objective.
Palavras-chave: Comportamento verbal
Verbal behavior
Autoclitico
Autoclitic
Discursos
Speech
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Psicologia
Citação: BARBOSA, M. D. O Efeito de componentes autoclíticos em instruções com ilustrações. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4032
Data do documento: 19-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MayaraDuimBarbosa.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.