Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4144
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção de amilase por Gongronella sp. isolado na região de Dourados - MS
Autor(es): Sanguine, Isadora Stranieri
Fernandes, Matheus
Primeiro Orientador: Leite, Rodrigo Simões Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Kelly Mari Pires de
metadata.dc.contributor.referee2: Paz, Marcelo Fossa da
Resumo: Dentre as enzimas industriais, as amilases apresentam destaque no mercado mundial, podendo ser utilizadas em diferentes processos: obtenção de xaropes de glicose ou maltose, processamento de alimentos e bebidas, elaboração de ração animal e produção de etanol a partir de fontes amiláceas. O presente trabalho teve como objetivo delinear as condições ótimas de cultivo para produção de amilases pelo fungo filamentoso Gongronella sp., linhagem recentemente isolada do solo do cerrado e selecionada para produção de amilases pelo nosso grupo de pesquisa. Dentre os parâmetros fermentativos avaliados, o fungo apresentou maior produção enzimática, cerca de 63,25 U/g, quando cultivado por 96 horas em farelo de trigo com 55% de umidade inicial a 25ºC. Com isso, observamos que essa espécie do gênero Gongronella apresenta um potencial de produção de amilase em meio de cultivo com reduzido valor industrial. Por ser uma cepa isolada em uma região de cerrado, acreditamos que tenha características específicas interessantes e assim, em seu potencial para a continuidade em pesquisas futuras visando outras biomoléculas, outa informação importante é a escassez de trabalhos científicos com esse gênero microbiano, visando em etapas futuras, a descrição das características bioquímica deste novo biocatalizador prospectado pela nossa equipe.
Palavras-chave: Gongronella
Fermentação em estado sólido
Solid state fermentation
Resíduo agroindustrial
Agroindustrial wastes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: SANGUINE, Isadora Stranieri; FERNANDES, Matheus. Produção de amilase por Gongronella sp. isolado na região de Dourados - MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4144
Data do documento: 18-Nov-2014
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IsadoraStranieriSanguine - MatheusFernandes.pdf596,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.