Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4194
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização de expressão gráfica do guia alimentar para a população brasileira: um estudo aplicado ao PNAE
Autor(es): Castilho, Lorena Ferandes
Primeiro Orientador: Magalhães, Angélica Margarete
Resumo: No Brasil, o Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional (EAN), determina que, as práticas de EAN devem ser desenvolvidas com base no Guia Alimentar para a População Brasileira e em vários setores, dentre eles o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Guias Alimentares são instrumentos de Educação Alimentar desenvolvidas por órgãos ligados à alimentação e a saúde, visando orientar uma alimentação adequada para a população. A representação gráfica de Guias Alimentares tem o propósito de ajudar o grupo populacional eleito a recordar facilmente que alimentos devem ser incluídos na dieta e em que proporções. Este trabalho teve por objetivo propor e validar uma Representação Gráfica do Guia Alimentar para a População Brasileira, visando sua utilização em Projetos e Ações de Educação Alimentar e Nutricional, desenvolvidos no PNAE. O estudo se caracterizou por um inquérito constituído de entrevista semiestruturada com utilização de questionário contendo questões fechadas. Como universo da pesquisa foram definidos os municípios do Território da Cidadania do estado de Mato Grosso do Sul. Os questionários contendo 3 opções de escolha de um modelo de Representação Gráfica do Guia Alimentar para População Brasileira, definidas como Figuras 1 (com figuras), 2 (com palavras) e 3 (pirâmide alimentar) respectivamente, foram encaminhados para Responsáveis Técnicos pelo PNAE de cada município. Com base nas respostas, pode se verificar que há predominância de atividades realizadas por Nutricionistas e Professores, a disciplina de ciências foi destacada como a mais utilizada para as atividades de EAN, a frequência com que são realizadas essas atividades durante o ano é variável, o recurso didático mais utilizado nas práticas de EAN foi o data show e por fim, a Representação Gráfica utilizada com maior preferência entre os profissionais foi a Figura 3 (pirâmide alimentar).
Abstract: In Brazil, the Terms of Reference for Food and Nutrition Education (EAN) provides that, EAN practices should be developed based on the Food Guide for the Brazilian Population and in various sectors, including the National School Feeding Programme (PNAE). Food guides are instruments of Nutrition Education developed by agencies related to food and health, aiming to guide adequate food for the population. The graphical representation of Food Guides aims to help the population group elected to easily recall what foods should be included in the diet and in what proportions. This work aimed to propose and validate a Graphical Representation of the Food Guide for the Brazilian Population, for their use in Projects and Actions of Food and Nutrition Education, developed by the Program. The study was characterized by a survey consisting of semi-structured interview using a questionnaire containing closed questions. As research universe municipalities Territory Citizenship of the state of Mato Grosso do Sul. Questionnaires containing 3 options to choose a model of Graphic Representation of Food Guide for the Brazilian Population, defined as Figures 1 (with pictures), 2 (with words) and 3 (food pyramid) respectively were defined, were referred to the Technical Team PNAE each municipality. Based on the responses, it can be seen that there is a predominance of activities performed by nutritionists and teachers, the discipline of science was highlighted as the most used for the activities of EAN, the frequency with which these activities are carried out during the year is variable, didactic tool most used in practice was the EAN date show and finally the Graphic Representation most preferably between professionals was Figure 3 (food pyramid).
Palavras-chave: Educação alimentar e nutricional
Food and nutrition education
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Guias alimentares
Food guide
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências da Saúde
Citação: CASTILHO, Lorena Ferandes. Utilização de expressão gráfica do guia alimentar para a população brasileira: um estudo aplicado ao PNAE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4194
Data do documento: 19-Fev-2014
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LorenaFernandesCastilho - restrito.pdf725,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.