Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4198
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Composição centesimal do leite materno e avaliação higiênico-sanitária do banco de leite humano do Hospital Universitário da cidade de Dourados/MS
Autor(es): Brito, Patricia Jacob de
Primeiro Orientador: Brabes, Kelly Cristina da Silva
Resumo: O Banco de Leite Humano consiste em um centro especializado vinculado a um Hospital Materno-Infantil, realiza coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição de leite humano para os receptores incapacitados de mamar no seio materno e ainda tem a preocupação de incentivar o aleitamento materno. O objetivo deste trabalho foi avaliar as condições higiênico-sanitárias do Banco de Leite do município de Dourados/ MS e suas manipuladoras e analisar a composição centesimal do leite materno. Os métodos utilizados para análises microbiológicas das mãos das manipuladoras e da superfície das bancadas do Banco de Leite Humano, foi a técnica do esfregaço de superfície com uso da zaragatoa; para coleta da amostra de ar, foi realizada sedimentação simples e impressão em ágar, coleta de amostras de leite materno para identificar a composição centesimal (proteínas e minerais) e avaliação da estrutura do Banco de Leite Humano, através da aplicação de check-list para controle dos pontos críticos (anexo). De acordo com observação no BLH, o presente estudo verificou apenas a necessidade de apresentar normas escritas sobre higienização pessoal para a realização da ordenha as doadoras.
Palavras-chave: Leite humano
Milk, human
Bancos de leite
Milk banks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências da Saúde
Citação: BRITO, Patricia Jacob de. Composição centesimal do leite materno e avaliação higiênico-sanitária do banco de leite humano do Hospital Universitário da cidade de Dourados/MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4198
Data do documento: 20-Fev-2014
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatriciaJacobdeBrito - restrito.pdf63,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.