Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4409
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estado nutricional e desempenho escolar: uma revisão |
Título(s) alternativo(s): | Nutritional status and school performance: a review Estado nutricional y rendimiento escolar: una revisión |
Autor(es): | Campos, Taís Marina França |
Primeiro Orientador: | Vicentini, Andréa Pereira |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura, buscando identificar os estudos que realizaram a associações entre o estado nutricional e o desempenho escolar de crianças de 7 a 10 anos idade. A busca foi realizada nas bases de dados SCIELO, PubMed e LILACS, através dos descritores “ desempenho escolar ou obesidade ou estudantes”, e o estado nutricional "desnutrição ou dificuldades de aprendizagem ou alunos" e estado nutricional e seus equivalentes em inglês. Estudos evidenciam que o estado nutricional interfere na aprendizagem, e consequentemente no rendimento escolar, sendo comum em crianças desnutridas e obesas irritabilidade exarcebada e déficit de atenção. O estado nutricional não é o único causador do baixo desempenho escolar, fatores sociais e econômicos devem ser levados em consideração. |
Abstract: | The aim of this article is to do a systematic review of literature, searching for identify the studies for the association between nutritional status and school performance of children 7 to 10 years old. The search was made on the database SCIELO, PubMed e LILACS, through by descriptors "school performance or obesity or students", and the nutritional status "innutrition or learning disability or students" and nutritional status and their equivalent in English. Studies indicate that nutritional status interferes in learning, and consequently in school performance, being common in malnourished children and obese irritability exacerbated and attention deficit. The nutritional status it's not the only cause of low performance school, social and economic factors should be considered. Este artículo tiene el objetivo la realización de una revisión sistemática de la literatura y la identificación de los estudios que fue realizado en las asociaciones entre el estado nutricional y el rendimiento escolar de los niños de siete a diez años de edad. La búsqueda se realizó en las bases de datos SCIELO, PubMed y LILACS, a través de los temas "el rendimiento escolar o la obesidad o los estudiantes" y el estado nutricional "desnutrición o dificultades de aprendizaje o alumnos", y el estado nutricional y sus equivalentes en inglés. Los estudios presentan la evidencia que el estado nutricional interfiere en el aprendizaje y en el rendimiento escolar consecuentemente, siendo común en niños con bajo peso y obesidad la exacerbada irritabilidad y falta de atención. El estado nutricional no es la única causa del bajo rendimiento escolar, los factores sociales y económicos deben ser tomados en consideración. |
Palavras-chave: | Desempenho escolar School performance Estado nutricional Nutritional status |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências da Saúde |
Citação: | CAMPOS, Taís Marina França. Estado nutricional e desempenho escolar: uma revisão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4409 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Nutrição |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TaisMarinaFrancaCampos - restrito.pdf | 340,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.