Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4413
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos do óleo de cártamo (Carthamus tinctorius L.) na composição corporal, perfil lipídico e glicemia em modelo experimental de síndrome metabólica
Autor(es): Santana, Lidiani Figueiredo
Primeiro Orientador: Soares, Fabíola Lacerda Pires
Resumo: Introdução/Objetivos: O objetivo desse trabalho foi desenvolver o modelo de síndrome metabólica em animais e avaliar os efeitos terapêuticos do óleo de cártamo (Carthamus tinctorius L.) na composição corporal, perfil lipidico e glicemia em um modelo experimental de síndrome metabólica. Métodos: Foram utilizados ratos Wistar machos, alimentados com uma dieta Altamente Palatável (AP) por dez semanas. Em seguida os animais alimentados com a dieta AP receberam o tratamento com óleo de soja (APS) ou de cártamo (APC) (1,0mL/1000g de peso do animal). Ao término avaliou-se a composição corporal, perfil lipidico e glicemia dos animais. Resultados: Na primeira etapa, os animais do grupo AP apresentaram ganho de peso (p<0,0001), adiposidade visceral (p=0,001), hiperglicemia (p=0,001) e hipertrigliceridemia (p=0,03) significativamente maiores do que o grupo controle. Também observou-se diferença quanto ao peso do fígado (p=0,01), sugerindo uma possível esteatose hepática. Tais resultados demonstram que o uso da dieta AP constitui um eficaz modelo para o estudo experimental da síndrome metabólica. Na segunda etapa, observou-se que os animais do grupo APC apresentaram aumento do colesterol total e LDL-colesterol. Conclusão: Conclui-se que, nessas condições experimentais, o uso do óleo de cártamo pode culminar em possíveis efeitos deletérios no perfil lipidico.
Palavras-chave: Lipídios
Lipids
Síndrome metabólica
Metabolic syndrome
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências da Saúde
Citação: SANTANA, Lidiani Figueiredo. Efeitos do óleo de cártamo (Carthamus tinctorius L.) na composição corporal, perfil lipídico e glicemia em modelo experimental de síndrome metabólica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4413
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LidianiFigueiredoSantana - restrito.pdf294,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.