Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4442
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Promoção de alimentos em encartes de supermercados: uma análise da capa e do conteúdo interno
Autor(es): Medina, Daiane
Primeiro Orientador: Moreira, Caroline Camila
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Alessandra Silva Dias de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ana Carolina Feldenheimer da
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Naiara Ferraz
Resumo: Introdução: Encartes promocionais de supermercados trazem implicações dietéticas para a saúde coletiva, uma vez que a clássica estratégia influencia nas escolhas alimentares e no comportamento de compra. A primeira página dos encartes representa um espaço especial dedicado a atrair a atenção dos consumidores e estimulá-los à compras por impulso. Entretanto, poucos trabalhos se dedicam a investigar a relação entre a saudabilidade de alimentos anunciados na capa versus o interior. Objetivo: Analisar a promoção de alimentos, de acordo com a natureza, a extensão e o propósito de processamento, comparando a capa e o conteúdo interno de encartes de supermercados brasileiros. Métodos: Foram coletados os dados de encartes promocionais de cinco grandes redes de supermercados localizados na região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ) no mês de agosto de 2019. Os alimentos foram categorizados em quatro grupos, de acordo com a classificação NOVA: in natura ou minimamente processados (AIN/MP), ingredientes culinários processados, processados e ultraprocessados (AUP). Foi feito o cálculo da densidade dos grupos de alimentos na capa e no interior dos encartes, sendo realizada a comparação por meio do teste T pareado. Resultados: Foram analisados 26 encartes e identificados 4013 alimentos anunciados, sendo 55,0% AUP e 26,9% AIN/MP. Na capa, AUP são igualmente promovidos aos AIN/MP (8 alimentos em média para ambos). Já no interior dos encartes, a densidade de AUP é mais que o dobro dos alimentos AIN/MP (11,4 versus 5,3). Conclusão: A capa dos encartes de supermercados não reflete todo o conteúdo da circular. Na capa, os alimentos AIN/MP são igualmente promovidos àqueles de menor qualidade nutricional. Mas, os AUP têm maior destaque ao longo do interior dos encartes, representando mais da metade de todos os alimentos anunciados. Fica evidente a necessidade de desenvolver programas governamentais e legislação que estimulem a promoção de alimentos saudáveis e restrinjam a promoção excessiva de AUP em supermercados.
Palavras-chave: Marketing
Alimentos processados
Processed foods
Comércio varejista
Retail trade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências da Saúde
Citação: MEDINA, Daiane. Promoção de alimentos em encartes de supermercados: uma análise da capa e do conteúdo interno. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4442
Data do documento: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaianeMedina - restrito.pdf311,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.