Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4742
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise das preferências do consumidor de produtos orgânicos e agroecológicos: um estudo de caso na cidade de Dourados/MS
Título(s) alternativo(s): Analysis of consumer preferences for organic and agroecological products: a case study in the city of Dourados/MS
Analisis de las preferencias de los consumidores por productos orgánicos y agroecológicos: un estudio de caso en la ciudad de Dourados/MS
Autor(es): Antunes, Lucas Freire
Primeiro Orientador: Novaes, Amilton Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, José Jair Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Márcio Rogério
Resumo: As necessidades de consumo estão sempre se alterando de acordo com as preferências do consumidor que procuram satisfazer seus desejos pessoais ou de grupos. A presente pesquisa demonstra o perfil e as preferências do consumidor relacionadas a produtos orgânicos e agroecológicos. A agroecologia como lógica industrial expandiu-se para a visão social dos produtos, criando uma estética envolto aos produtos e embalagens, descrevendo saúde como elevação social das classes. As pessoas estão mais conectadas à internet, devido a isso são segregadas as informações sobre o que, onde e quando necessita pesquisar ou comprar. Com tais informações, praticamente instantâneas, os consumidores passam a saber, por exemplo, sobre os benefícios e malefícios dos produtos que vão consumir. O objeto de pesquisa procura traçar um perfil de consumo relacionado a produtos orgânicos e agroecológicos, destacando por quais meios dentro do ambiente online o consumidor procura informações, sejam eles por sites ou aplicativos de celular. O intuito da pesquisa é a análise das preferências do consumidor de produtos orgânicos e agroecológicos, evidenciando os critérios de escolha dos produtos e identificando quais meios de comunicação são de maior uso para fazer compras no ambiente online, demonstrando o seu interesse em consumir os produtos em questão. O método de pesquisa do presente trabalho foi de cunho exploratório, adicionalmente foi feita a aplicação do questionário juntamente na cidade Dourados-MS e de livre resposta (auto preenchido), foi utilizado a plataforma Google Forms, e foi obtido 210 respostas, destas quais 169 são residentes em Dourados-MS, complementando assim a amostra de pesquisa. De acordo as respostas obtidas traçaram-se o perfil de consumo, destacando a preferência pela compra online e a viabilidade usual de aplicativos ou sites para comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos.
Abstract: Consumer needs are always changing according to consumer preferences that seek to satisfy their personal or group desires. This research demonstrates the profile and consumer preferences related to organic and agroecological products. Agroecology as an industrial logic expanded to the social view of products, creating an aesthetic wrapped around products and packaging, describing health as a social elevation of classes. People are more connected to the internet, which is why information about what, where and when they need to research or buy is segregated. With such information, practically instantaneous, consumers get to know, for example, about the benefits and harms of the products they are going to consume. The object of research seeks to draw a profile of consumption related to organic and agroecological products, highlighting which means within the online environment the consumer seeks information, whether through websites or cell phone applications. The purpose of the research is to analyze consumer preferences for organic and agroecological products, highlighting the criteria for choosing products and identifying which means of communication are most used for shopping online, demonstrating their interest in consuming the products online. question. The research method of the present work was exploratory, in addition to the application of the questionnaire together in the city of Dourados-MS and free answer (self-filled), the Google Forms platform was used, and 210 responses were obtained, of which 169 are residents in Dourados-MS, thus complementing the research sample. According to the answers obtained, the consumption profile was drawn, highlighting the preference for online purchase and the usual viability of applications or websites for the sale of organic and agro-ecological products.
Palavras-chave: comportamento do consumidor
consumer behavior
agroecologia
agricultural ecology
alimentos orgânicos
food organic
aplicações web
web applications
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: ANTUNES, Lucas Freire. Análise das preferências do consumidor de produtos orgânicos e agroecológicos: um estudo de caso na cidade de Dourados/MS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4742
Data do documento: 29-Nov-2021
Aparece nas coleções:Administração
Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucasFreireAntunes.pdf3,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.