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Tipo: Dissertação
Título: Tenondê porãrã: sabedoria indígena para a boa educação das crianças na Reserva Indígena de Dourados (RID) - MS
Autor(es): Souza, Aguilera de
Primeiro Orientador: Knapp, Cássio
metadata.dc.contributor.referee1: Sangalli, Andréia
metadata.dc.contributor.referee2: Luciano, Gersem José dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Andérbio Márcio Silva
Resumo: O presente trabalho traz como finalidade compreender a Educação Infantil Indígena Escolar no âmbito das especificidades culturais dos Guarani e Kaiowá, que ocorre oralmente, transmitida de geração em geração pelas famílias e que reflete diretamente no processo de aprendizagem no ambiente escolar de acordo com os valores e costumes de cada etnia. Na Reserva Indígena de Dourados - RID - vivem três grupos étnicos: Guarani, Kaiowá e Terena. Está localizada entre duas cidades muito próximas, Dourados e Itaporã. Esta situação leva o povo Guarani e Kaiowá a viver sob constante transformação no seu ambiente social e cultural. O objetivo da pesquisa é entender a Educação Infantil - primeira fase da escolarização – desenvolvida na RID, tendo como parâmetro a cultura específica dos Guarani e Kaiowá, analisando seus diferentes aspectos e as dificuldades enfrentadas num contexto marcado pela diversidade, tanto internamente, quanto do entorno, que agrega elementos culturais aos já existentes. As diferenças se manifestam dando origem a conflitos entre culturas, identidades, valores e tradições que representam cada grupo e acabam por repercutir no espaço escolar. A RID foi criada com a finalidade de integrar os indígenas ao Estado Nacional, sob o modelo hegemônico do indigenismo, sem o reconhecimento da diversidade entre os grupos étnicos. A pesquisa mostrou a importância da implantação de políticas de qualidade para atender à especificidade cultural das crianças indígenas. A educação indígena tradicional, que estava sob a responsabilidade de famílias extensas no passado, tem sido influenciada por diferentes fatores externos. As informações dos entrevistadores mostram a vontade das famílias e autoridades de criar um espaço para atender as crianças indígenas depois de 3 anos de idade, levando em consideração o contexto sócio-histórico-cultural-linguístico e a proximidade dos grupos Guarani e Kaiowá. A pesquisa utilizou-se da metodologia de entrevistas, a partir de questionários semiestruturados, com professores indígenas e anciãos pertencentes à RID, para validar as reflexões acerca do tema.
Abstract: The work aims to understand Indigenous Child Education within the cultural specificities of the Guarani and Kaiowá. Education that occurs orally, transmitted from generation to generation by families according to the values and customs of each ethnic group. The Dourados Indigenous Reserve - RID consists of three ethnic groups: Guarani, Kaiowá and Terena and is located between two very close cities, Dourados and Itaporã. This situation leads the Guarani and Kaiowá people to live under constant transformation in their social and cultural environment. The objective of the research is to understand indigenous early childhood education within the specific culture of Guarani and Kaiowá to analyze the aspects of teaching in early childhood education and the difficulties faced in a context marked by diversity, both internally and by the environment, which adds cultural elements to existing ones. The differences are manifested giving rise to conflicts between cultures, identities, values and traditions that represent each group and end up reverberating in the school space. The RID was created with the purpose of integrating the indigenous people into the National State, under the hegemonic model of indigenism, without recognizing the diversity among ethnic groups. The research showed the importance of implementing quality policies to meet the cultural specificity of indigenous children. Traditional indigenous education, which was the responsibility of extended families in the past, has been influenced by different external factors. The information from the interviewers shows the willingness of families and authorities to create a space to assist indigenous children after 3 years of age, taking into account the socio-historical-cultural-linguistic context and the proximity of the Guarani and Kaiowá groups. The research used the methodology of interviews from semi-structured questionnaires, with the elders belonging to RID to validate the reflections on the theme.
Palavras-chave: Educação infantil
Early childhood education
Povos indígenas - educação
Indigenous peoples - education
Povos indígenas - Guarani-Kaiowá
Indigenous peoples - Guarani-Kaiowá
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade Intercultural Indígena
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade
Citação: SOUZA, Aguilera de. Tenondê porãrã: sabedoria indígena para a boa educação das crianças na Reserva Indígena de Dourados (RID) - MS. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4778
Data do documento: 29-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade

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