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Tipo: Dissertação
Título: As Pluralidades de uma escola do campo em território fronteiriço Brasil- Bolívia
Título(s) alternativo(s): Las Pluralidades de uma escuela rural en el territorio fronterizo entre Brasil y Bolivia
The Pluralities of a field school in borderer territory Brazil- Bolivia
Autor(es): Vera, Thaís Isis da Cruz
Primeiro Orientador: Sangalli, Andréia
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Flaviana Gasparotti
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Raquel Alves de
metadata.dc.contributor.referee3: Moura, Jeanne Mariel Brito de
Resumo: Essa dissertação é resultado da pesquisa realizada no município de Corumbá, estado de Mato Grosso do Sul na fronteira Brasil-Bolívia. Os dois países mantêm uma relação intercultural historicamente construída, vivenciadas pela troca de cultura, linguagem e comportamentos. O movimento transitório de pessoas entre esse espaço fronteiriço permite a partilha de relações e inserções dessas nacionalidades. Diante dessa situação, verifica-se um número expressivo de estudantes que moram na Bolívia, mas frequentam as escolas brasileiras, conhecidos como “alunos bolivianos”. A partir dessa percepção, o presente estudo teve como objetivo caracterizar a inserção de alunos bolivianos no contexto escolar da rede pública de ensino, e das relações interpessoais de acesso, permanência, saberes e cultura. Trata-se de uma escola do campo, próximo a linha de fronteira, que recebe anualmente um número significativo de estudantes vindos da Bolívia, surgerindo, assim, alguns questionamentos, dentre eles: como os conteúdos curriculares aplicados nas escolas de fronteira estariam garantindo diálogos e práticas interculturais e a ressignificação identitária, ao considerar o campo e a fronteira um território de disputas e construções? Buscando responder a essa questão, a pesquisa perpassa o campo das relações interpessoais de acesso, permanência, saberes e culturas estabelecidas nas instituições de educação básica (escolas camponesas) da fronteira. Dentre os procedimentos metodológicos, utilizou-se de pesquisa aplicada, exploratória e de campo, através de revisão bibliográfica, estudo bibliométrico, estudo documental e coleta de dados (entrevista, aplicada com os gestores escolar e professores, que estão em contato com os alunos bolivianos). Diante dos dados elencados, constatou-se dificuldades existentes no âmbito educacional em torno da fronteira linguística, pois a linguagem utilizada no processo de alfabetização não atende o contexto bilingue estabelecido no território escolar. Ao considerar a nova realidade educacional estabelecida a partir da pandemia por Covid-19, constatou-se a dimensão das dificuldades no aprendizado dos estudantes, pela necessidade de modificar e readequar as atividades pedagógicas comuns e diárias, a partir de novas estratégias de ensino e de vida. Apesar das perdas educacionais, econômicas, relacionais e, principalmente de vidas humanas ceifadas, houveram superações, mesmo que tímidas, na educação escolar do campo e das águas em território de fronteira.
Abstract: Esta disertación es el resultado de una investigación realizada en el municipio de Corumbá, estado de Mato Grosso do Sul, en la frontera entre Brasil y Bolivia. Los dos países mantienen una relación intercultural construida históricamente, experimentada a través del intercambio de cultura, lengua y comportamiento. El tránsito transitorio de personas entre este espacio fronterizo permite compartir relaciones e inserciones de estas nacionalidades. Ante esta situación, existe un número expresivo de estudiantes que viven en Bolivia, pero asisten a escuelas brasileñas, conocidos como “estudiantes bolivianos”. A partir de esa percepción, el presente estudio tuvo como objetivo caracterizar la inserción de los estudiantes bolivianos en el contexto escolar de la red pública de educación, y en las relaciones interpersonales de acceso, permanencia, saber y cultura. Se trata de una escuela rural, cercana a la línea fronteriza, que recibe anualmente un número importante de alumnos de Bolivia, por lo que surgen algunos interrogantes, entre ellos: cómo los contenidos curriculares aplicados en las escuelas fronterizas estarían garantizando diálogos y prácticas interculturales y la resignificación de identidad, al considerar el campo y la frontera como territorio de disputas y construcciones? Buscando responder a esta pregunta, la investigación permea el campo de las relaciones interpersonales de acceso, permanencia, saberes y culturas que se establecen en las instituciones de educación básica (escuelas campesinas) en la frontera. Entre los procedimientos metodológicos se utilizó la investigación aplicada, exploratoria y de campo, a través de revisión bibliográfica, estudio bibliométrico, estudio documental y recolección de datos (entrevista, aplicada a directivos de escuelas y docentes, que están en contacto con estudiantes bolivianos). En vista de los datos enumerados, se encontraron dificultades en el ambiente educativo en torno a la frontera lingüística, ya que la lengua utilizada en el proceso de alfabetización no responde al contexto bilingüe establecido en el territorio escolar. Al considerar la nueva realidad educativa instaurada a partir de la pandemia del Covid-19, se constató la dimensión de las dificultades en el aprendizaje de los estudiantes, debido a la necesidad de modificar y reajustar las actividades pedagógicas comunes y cotidianas, a partir de nuevas estrategias de enseñanza y aprendizaje de la vida. A pesar de las pérdidas educativas, económicas, relacionales y, principalmente, de vidas humanas extinguidas, hubo superaciones, aunque tímidas, en la educación escolar en el campo y en las aguas del territorio fronterizo.
This dissertation is the result of research performed in the municipality of Corumbá, Mato Grosso do Sul state, on the Brazil-Bolivia border. The two countries maintain a historically constructed intercultural relationship, experienced by the exchange of culture, language and behaviors. The transitory movement of people between this border area allows the sharing of relations and insertions of these nationalities. Faced with this situation, there is a significant number of students who live in Bolivia but attend Brazilian schools, known as "Bolivian students". Based on this perception, the present study aimed to characterize the insertion of Bolivian students in the school context of the public school system, and the interpersonal relations of access, permanence, knowledge and culture. It is a country school, near the border line, which annually receives a significant number of students coming from Bolivia, thus emerging some questions, among them: how would the curricular contents applied in border schools be guaranteeing intercultural dialogues and practices and identity resignification, when considering the field and the border a territory of disputes and constructions? Seeking to answer this question, the research covers the field of interpersonal relations of access, permanence, knowledge and cultures established in the frontier basic education institutions (peasant schools). Among the methodological procedures, we used applied, exploratory and field research, through bibliographic review, bibliographic study, documentary study and data collection (interview, applied with school managers and teachers, who are in contact with Bolivian students). Given the data listed, there were difficulties in the educational field around the linguistic frontier, because the language used in the literacy process does not meet the bilingual context established in the school territory. When considering the new educational reality established from the pandemic by Covid-19, the dimension of difficulties in students' learning was verified, due to the need to modify and readjust the common and daily pedagogical activities, from new teaching and life strategies. Despite the educational, economic, relational and, mainly, human lives lost, there have been overcomings, even if timid, in the school education of the countryside and the waters in the frontier territory.
Palavras-chave: Brasil-Bolívia - região de fronteira
Brazil-Bolivia border region
Educação do campo
Rural education
Identidade cultural
Cultural identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade Intercultural Indígena
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade
Citação: VERA, Thaís Isis da Cruz. As Pluralidades de uma escola do campo em território fronteiriço Brasil- Bolívia. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4870
Data do documento: 29-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade
Mestrado em Educação e Territorialidade

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