Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4876
Tipo: Tese
Título: Educação física em revistas especializadas (Brasil e Chile, 1968-1984)
Título(s) alternativo(s): Physical education in specialized magazines (Brazil and Chile, 1968-1984)
Educación física en revistas especializadas (Brasil y Chile, 1968-1984)
Autor(es): Araújo, Silvano Ferreira de
Primeiro Orientador: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Biccas, Maurilane de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Loro, Alexandre Paulo
metadata.dc.contributor.referee3: Moreira, Kênia Hilda
metadata.dc.contributor.referee4: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
Resumo: Esta Tese tem como tema a Educação Física Escolar inscrita em periódicos especializados do Brasil e Chile. Tem como objetivo analisar a constituição do discurso educacional da Educação Física e de suas representações, em uma perspectiva comparada, por meio do exame de revistas especializadas na área: uma brasileira, a Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, e outra chilena, a Educación Física - Chile, no período de 1968 a 1984. O recorte temporal da investigação engloba o período no qual ambos os países estiveram sob controle político de governos ditatoriais militares. O marco inicial refere-se ao retorno da RBEFD no cenário educacional brasileiro e à descontinuidade da EFC, causada pela crise decorrente da Reforma Universitária na Universidad de Chile. O ano de 1984, por sua vez, marca o encerramento da produção e circulação da revista brasileira. A pesquisa documental foi realizada com observância nos aspectos educacionais da Educação Física presentes nas revistas, embasada nas perspectivas teóricometodológicas da Nova História Cultural, Educação Comparada, História das Disciplinas e Cultura Escolar. A comparação focaliza os aspectos sóciohistóricos, com viés descritivo dos sistemas educacionais dos dois países, na intenção de compreender como elementos advindos de espaços externos à escola a influenciaram. A elaboração da tese se deu a partir das análises dos editoriais e artigos presentes nas revistas, classificados e organizados a partir da temática Educação Física Escolar, dividida em duas categorias: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. A categoria Formação de Professores foi analisada a partir de suas duas modalidades: inicial e continuada. Esse procedimento considerou o público-alvo das revistas, ou seja, professores e estudantes de Educação Física. Já a categoria Práticas Pedagógicas foi analisada a partir dos discursos que buscavam embasar as ações dos professores no processo ensino-aprendizagem. Da análise empreendida, defendemos a tese de que as revistas RBEFD e EFC tiveram finalidades distintas no contexto das ditaduras militares brasileira e chilena, respectivamente. A RBEFD funcionou como mecanismo de controle das condutas dos professores de Educação Física por parte do governo brasileiro, ao mesmo tempo que atuou como um aparato ideológico do governo a partir da publicação e divulgação de conteúdos que subsidiaram o processo de formação e as práticas pedagógicas dos professores. Por outro lado, a EFC teve a função de divulgar os conhecimentos científicos e práticos da Educação Física chilena, contudo, não tomou para si a responsabilidade de difundir as ideologias políticas vigentes no país. Consideramos que o uso dessas revistas como fontes de pesquisa contribui para se compreender a trajetória percorrida pela Educação Física no Brasil e no Chile, revelando o campo educacional em dimensões distintas, como as particularidades que envolvem a teoria e a prática, os sistemas escolares e processos educativos, além da formação de professores neste período delimitado.
Abstract: This Thesis has as its theme School Physical Education registered in specialized periodicals in Brazil and Chile. It aims to analyze the constitution of the educational discourse of Physical Education and its representations, in a comparative perspective, through the examination of specialized journals in the area: a brazilian, nominated Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, and a chilean, Educación Física - Chile, from 1968 to 1984. The time frame of the investigation encompasses the period in which both countries were under the political control of military dictatorial governments. The initial milestone refers to the return of RBEFD in the brazilian educational scenario and the discontinuity of the EFC, caused by the crisis resulting from the University Reform at the Universidad de Chile. 1984, in turn, marks the end of production and circulation of the brazilian journal. The documentary research was carried out with observance of the educational aspects of Physical Education present in the journals, based on the theoreticalmethodological perspectives of the New Cultural History, Comparative Education, History of Disciplines and School Culture. The comparison focuses on the socio-historical aspects, with a descriptive bias of the educational systems of the two countries, in order to understand how elements coming from spaces outside the school influenced it. The elaboration of the thesis took place from the analysis of editorials and articles present in the journals, classified and organized based on the theme School Physical Education, divided into two categories: Teacher Education and Pedagogical Practices. The Teacher Education category was analyzed from its two modalities: initial and continued. This procedure was carried out considering the target audience of the journals, that is, Physical Education teachers and students. The Pedagogical Practices category was analyzed from the speeches that sought to support the actions of teachers in the teaching-learning process. From the analysis undertaken, we defend the thesis that the magazines RBEFD and EFC had different purposes in the context of the brazilian and chilean military dictatorships, respectively. The RBEFD functioned as a mechanism for controlling the conduct of Physical Education teachers by the Brazilian government, at the same time it acted as an ideological apparatus of the government from the publication and dissemination of content that subsidized the training process and the pedagogical practices of the teachers. Otherwise, the EFC had the function of disseminating the scientific and practical knowledge of chilean Physical Education, however, it did not take on the responsibility of spreading the political ideologies in force in the country. We believe that the use of these journals as research sources contributes to understanding the trajectory by Physical Education in Brazil and Chile, revealing the educational subject in different dimensions, such as the particularities involving theory and practice, school systems and processes education, in addition to the training of teachers in this delimited period.
Esta Tesis tiene como tema Educación Física Escolar inscrita en revistas especializadas de Brasil y Chile. Tiene como objetivo analizar la constitución del discurso educativo de la Educación Física y sus representaciones, en una perspectiva comparada, a través del examen de revistas especializadas en el área: una brasileña, la Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, y otra chilena, Educación Física - Chile, de 1968 a 1984. El marco temporal de la investigación abarca el período en el que ambos países estuvieron bajo el control político de gobiernos dictatoriales militares. El hito inicial se refiere al regreso de la RBEFD al escenario educativo brasileño y la discontinuidad de la EFC, provocada por la crisis derivada de la Reforma Universitaria en la Universidad de Chile. 1984, a su vez, marca el final de la producción y circulación de la revista brasileña. La investigación documental se realizó con observancia de los aspectos educativos de la Educación Física presentes en las revistas, con base en las perspectivas teórico-metodológicas de la Nueva Historia Cultural, la Educación Comparada, la Historia de las Disciplinas y la Cultura Escolar. La comparación se centra en los aspectos socio históricos, con un sesgo descriptivo de los sistemas educativos de los dos países, con el fin de comprender cómo influyeron en ella elementos provenientes de espacios ajenos a la escuela. La elaboración de la tesis se realizó a partir del análisis de editoriales y artículos presentes en las revistas, clasificados y organizados en base a la temática Educación Física Escolar, divididos en dos categorías: Formación Docente y Prácticas Pedagógicas. La categoría de Formación Docente se analizó desde sus dos modalidades: inicial y continuada. Este procedimiento consideró el público objetivo de las revistas, es decir, profesores y alumnos de Educación Física. Se analizó la categoría de Prácticas Pedagógicas a partir de los discursos que buscaban apoyar las acciones de los docentes en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Del análisis realizado, defendemos la tesis de que las revistas RBEFD y EFC tenían propósitos diferentes en el contexto de las dictaduras militares brasileña y chilena, respectivamente. El RBEFD funcionó como un mecanismo de control de la conducta de los docentes de Educación Física por parte del gobierno brasileño, mientras actuaba como un aparato ideológico del gobierno a partir de la publicación y difusión de contenidos que subsidiaban el proceso de formación y las prácticas pedagógicas de los docentes. Por otro lado, la EFC tenía la función de difundir el conocimiento científico y práctico de la Educación Física chilena, sin embargo, no asumió la responsabilidad de difundir las ideologías políticas vigentes en el país. Creemos que el uso de estas revistas como fuentes de investigación contribuye a comprender la trayectoria seguida por la Educación Física en Brasil y Chile, revelando el campo educativo en diferentes dimensiones, como las particularidades que involucran teoría y práctica, sistemas escolares y procesos educativos, además a la formación de docentes en este período delimitado.
Palavras-chave: publicações
publication
educação física - ensino e aprendizagem
physical education - Study and teaching
formação de professores
teacher education
prática pedagógica
educational practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: ARAÚJO, Silvano Ferreira de. Educação física em revistas especializadas (Brasil e Chile, 1968-1984). 2021. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4876
Data do documento: 25-Ago-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SilvanoFerreiradeAraújo.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.