Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4945
Tipo: Dissertação
Título: O Dilema da fome entre os alunos da escola municipal indígena Lacuí Roque Isnard Dourados-MS. registros das experiências em agroecologia com as famílias
Título(s) alternativo(s): El dilema del hambre entre estudiantes de la escuela municipal Indígena Lacuí Roque Isnard- Dourados- MS. registro de experiências em agroecologia com famílias
Autor(es): Insfram, Maristela Aquino
Primeiro Orientador: Colman, Rosa Sebastiana
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Levi Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Skowronski, Leandro
metadata.dc.contributor.referee3: Benites, Eliel
Resumo: A pesquisa, a que nos propusemos nesta dissertação, consiste na análise do crescente desinteresse e das dificuldades que as famílias kaiowá têm com o cultivo da agricultura tradicional e sobre os impactos que isso gera na autossustentação e sustentabilidade das famílias, gerando o fenômeno da fome na comunidade. Nesse sentido, esta pesquisa se dedica a investigar esta complexidade social, na perspectiva da sustentabilidade, enfatizando a produção de alimentos e os mecanismos de produção da fome na Reserva Indígena de Dourados, região da aldeia Bororo, a partir da escola Lacui Roque Isnard. Utilizamos a etnografia e a investigação participante como métodos de coleta de dados. Pudemos concluir que, devido às questões históricas e estruturais, o contexto atual vem se agravando muito, gerando mais desigualdades na comunidade, como o arrendamento, a dependência do lixão e o afastamento do nhande reko (nosso modo tradicional de viver). As experiências de pequenas roças, observadas em algumas famílias, e os projetos de recuperação ambiental e produção de alimentos desenvolvidos na escola são sinais de esperança. Com este trabalho, espero contribuir com a comunidade indígena e com a escola no enfrentamento da problemática investigada.
Abstract: La investigación que proponemos en esta disertación consiste en analizar el creciente desinterés y dificultades que tienen las familias Kaiowá en el cultivo de la agricultura tradicional y los impactos que ésta genera en la autosustentabilidad y sustentabilidad de las familias, generando el fenómeno del hambre en la comunidad. En este sentido, esta investigación se dedica a investigar esta complejidad social, desde la perspectiva de la sustentabilidad, haciendo énfasis en la producción de alimentos y los mecanismos de producción del hambre en la Reserva Indígena Dourados, región de la aldea Bororo, de la escuela Lacui Roque Isnard. Usamos la etnografía y la investigación participativa como métodos de recolección de datos. Pudimos concluir que, por cuestiones históricas y estructurales, el contexto actual se ha ido agravando mucho, generando más desigualdades en la comunidad, como el alquiler de tierras, la dependencia del basurero y el alejamiento de los ñande reko (nuestra forma tradicional de vivir). Las experiencias de las fincas pequeñas, observadas en algunas familias, y los proyectos de recuperación ambiental y producción de alimentos desarrollados en la escuela, son signos de esperanza. Con este trabajo espero contribuir con la comunidad indígena y la escuela en el enfrentamiento del problema investigado.
Palavras-chave: Povos indígenas - Guarani-Kaiowá
Indigenous peoples - Guarani-Kaiowá
Agricultura sustentável
Sustainable agriculture
Povos indígenas (Dourados, MS)
Indigenous peoples (Dourados, MS)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Antropologia
Citação: INSFRAM, Maristela Aquino. O Dilema da fome entre os alunos da escola municipal indígena Lacuí Roque Isnard Dourados-MS. registros das experiências em agroecologia com as famílias. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4945
Data do documento: 27-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MaristelaAquinoInsfram.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.