Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5141
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de resistência agroecológica no assentamento Geraldo Garcia a partir do chão da educação do campo
Título(s) alternativo(s): Practices of agroecological resistance in the Geraldo Garcia settlement of the mst from the field education floor
Autor(es): Ferreira, Patrícia de Souza
Primeiro Orientador: Carvalho, Raquel Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Guillén Carías, Maria Gabriela
metadata.dc.contributor.referee2: Gisloti, Laura Jane
Resumo: A luta pela terra no Brasil é conhecida por conflitos e violências. A questão agrária implementando os assentamentos traz um novo contexto histórico, através do tempo e da consolidação do espaço territorial, surgindo com a resistência dos/das camponeses/as por um pedaço de terra. O agronegócio, a cada dia, vem se apropriando dos territórios camponeses, visando o lucro e descaracterizando o modo camponês de ser e viver. Essas questões a serem investigadas motivaram a pesquisa e a análise sobre as quais são as práticas de resistência da educação do campo, em que os sujeitos camponeses e camponesas estão combatendo esse sistema do agronegócio dentro do assentamento. Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo geral: descrever e analisar as práticas de resistência da educação do campo dentro do território do assentamento Geraldo Garcia, município de Sidrolândia/ MS. Para cumprir com esse objetivo realizou-se uma pesquisa participante, partindo de uma concepção dialética. Utilizou-se como instrumentos: Conversas informais, entrevistas e registros em cadernos. Considerando o exposto, nota-se que o processo de luta pela terra no assentamento Geraldo Garcia é permeado pelo processo histórico, além de considerar também as especificidades da própria organização do tempo campesino e dos sujeitos ali envolvidos. O papel da mulher também deve ser destacado enquanto papel de luta, cuidado e sobrevivência. Para trabalhos futuros, recomenda-se adentrar mais nas complexidades sociais que permeiam esse ambiente.
Abstract: The struggle for land in Brazil is known for conflicts and violence. The agrarian question implementing the settlements brings a new historical context, through time and the consolidation of territorial space, emerging with the peasants' resistance for a piece of land. Agribusiness, every day, has been appropriating peasant territories, aiming at profit and mischaracterizing the peasant way of being and living. These issues to be investigated motivated the research and analysis on which are the resistance practices of rural education, in which peasants and peasants are fighting this agribusiness system within the settlement. Thus, the present research had as its general objective: to describe and analyze the resistance practices of rural education within the territory of the Geraldo Garcia settlement, in the municipality of Sidrolândia/MS. To fulfill this objective, a participatory research was carried out, starting from a dialectical conception. The following instruments were used: Informal conversations, interviews and records in notebooks. Considering the above, it is noted that the process of struggle for land in the Geraldo Garcia settlement is permeated by the historical process, in addition to also considering the specificities of the organization of peasant time and the subjects involved there. The role of women should also be highlighted as a role of struggle, care and survival. For future work, it is recommended to delve further into the social complexities that permeate this environment.
Palavras-chave: Luta pela terra
Struggle for land
Assentamentos rurais
Rural settlement
Educação do campo
Rural education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade Intercultural Indígena
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade
Citação: FERREIRA, Patricia de Souza. Práticas de resistência agroecológica no assentamento Geraldo Garcia a partir do chão da educação do campo. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5141
Data do documento: 23-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatriciadeSouzaFerreira.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.