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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5141
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas de resistência agroecológica no assentamento Geraldo Garcia a partir do chão da educação do campo |
Título(s) alternativo(s): | Practices of agroecological resistance in the Geraldo Garcia settlement of the mst from the field education floor |
Autor(es): | Ferreira, Patrícia de Souza |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Raquel Alves de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Guillén Carías, Maria Gabriela |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gisloti, Laura Jane |
Resumo: | A luta pela terra no Brasil é conhecida por conflitos e violências. A questão agrária implementando os assentamentos traz um novo contexto histórico, através do tempo e da consolidação do espaço territorial, surgindo com a resistência dos/das camponeses/as por um pedaço de terra. O agronegócio, a cada dia, vem se apropriando dos territórios camponeses, visando o lucro e descaracterizando o modo camponês de ser e viver. Essas questões a serem investigadas motivaram a pesquisa e a análise sobre as quais são as práticas de resistência da educação do campo, em que os sujeitos camponeses e camponesas estão combatendo esse sistema do agronegócio dentro do assentamento. Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo geral: descrever e analisar as práticas de resistência da educação do campo dentro do território do assentamento Geraldo Garcia, município de Sidrolândia/ MS. Para cumprir com esse objetivo realizou-se uma pesquisa participante, partindo de uma concepção dialética. Utilizou-se como instrumentos: Conversas informais, entrevistas e registros em cadernos. Considerando o exposto, nota-se que o processo de luta pela terra no assentamento Geraldo Garcia é permeado pelo processo histórico, além de considerar também as especificidades da própria organização do tempo campesino e dos sujeitos ali envolvidos. O papel da mulher também deve ser destacado enquanto papel de luta, cuidado e sobrevivência. Para trabalhos futuros, recomenda-se adentrar mais nas complexidades sociais que permeiam esse ambiente. |
Abstract: | The struggle for land in Brazil is known for conflicts and violence. The agrarian question implementing the settlements brings a new historical context, through time and the consolidation of territorial space, emerging with the peasants' resistance for a piece of land. Agribusiness, every day, has been appropriating peasant territories, aiming at profit and mischaracterizing the peasant way of being and living. These issues to be investigated motivated the research and analysis on which are the resistance practices of rural education, in which peasants and peasants are fighting this agribusiness system within the settlement. Thus, the present research had as its general objective: to describe and analyze the resistance practices of rural education within the territory of the Geraldo Garcia settlement, in the municipality of Sidrolândia/MS. To fulfill this objective, a participatory research was carried out, starting from a dialectical conception. The following instruments were used: Informal conversations, interviews and records in notebooks. Considering the above, it is noted that the process of struggle for land in the Geraldo Garcia settlement is permeated by the historical process, in addition to also considering the specificities of the organization of peasant time and the subjects involved there. The role of women should also be highlighted as a role of struggle, care and survival. For future work, it is recommended to delve further into the social complexities that permeate this environment. |
Palavras-chave: | Luta pela terra Struggle for land Assentamentos rurais Rural settlement Educação do campo Rural education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade Intercultural Indígena |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade |
Citação: | FERREIRA, Patricia de Souza. Práticas de resistência agroecológica no assentamento Geraldo Garcia a partir do chão da educação do campo. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5141 |
Data do documento: | 23-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação e Territorialidade |
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