Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5147
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Extração mecânica de óleo da polpa de pequi (Caryocar brasiliense Camb.): condições de processo e qualidade do produto
Título(s) alternativo(s): Mechanical extraction of oil from pequi pulp (Caryocar brasiliense camb.): process conditions and product quality
Autor(es): Cunha, Geovane Amaral da
Primeiro Orientador: Sanjinez Argandoña, Eliana Janet
metadata.dc.contributor.referee1: Ohata, Sueli Marie
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Lucas de Souza
Resumo: Resumo: Caryocar brasiliense Camb. é encontrada em vários estados do Brasil, em regiões que abrigam o bioma cerrado. O óleo de pequi possui constituintes bioativos importantes para a saúde, que podem ser degradados durante o processo de extração. Dessa forma, objetivo do trabalho foi estudar as condições de extração mecânica de óleo da polpa de pequi, bem como avaliar a qualidade do produto. O óleo foi obtido através de prensagem mecânica da polpa de pequi previamente desidratada em três condições de teor de água (A1= 1,40%, A2= 6,58% e A3= 10,33%). As curvas de secagem foram construídas predizendo as condições de processo e o ajuste da secagem em função do tempo. Observou-se que a curva de secagem pode ser adequadamente descrita pelo modelo de Page. Durante a extração do óleo foram analisados a influência da umidade na polpa desidratada, o tempo de extração e o número de ciclos necessários para manutenção da prensa extratora. O rendimento do óleo bruto e do óleo limpo extraído a partir das polpas desidratadas foi calculado. O maior rendimento de extração (37,35%) para o óleo bruto e para o óleo limpo (29,79%), foi obtido para a polpa com teor de água de 10,33%. A qualidade do óleo foi analisada pelo índice de acidez, índice de refração e carotenoides. Em todas as amostras se evidenciou a retenção de carotenoides, com valores acima de 410 µg/g, superiores em comparação aos encontrados na literatura. A acidez do óleo obteve valores de 0,14 para a amostra A1, 0,20 para A2 e 0,15 para A3. O índice de refração sugere que a extração por prensagem não compromete a qualidade do óleo, com valores de 1,4647 em A1, 1,4635 em A2 e 1,4640 em A3. As condições estabelecidas para a extração mais eficiente possível de óleo a partir da polpa de pequi são: umidade da polpa de 10% e tempo de extração de 56 a 60 min.
Palavras-chave: Polpas de frutas
Fruit pulp
Extrato vegetal
Vegetable extracts
Carotenóide
Carotenoid
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: CUNHA, Geovane Amaral da. Extração mecânica de óleo da polpa de pequi (Caryocar brasiliense Camb.): condições de processo e qualidade do produto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5147
Data do documento: 9-Jun-2022
Aparece nas coleções:Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GeovaneAmaraldaCunha.pdf153,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.