Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5200
Tipo: Dissertação
Título: A Educação escolar indígena – Niiǥachime na Escola Municipal I Indígena Koinukunoen no território Kadiwéu – Porto Murtinho/MS
Autor(es): Brito, Dielle Cris Perin de
Primeiro Orientador: Martins, Daniel Valério
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ramos, Antonio Dari
metadata.dc.contributor.referee1: Noal, Mirian Lange
metadata.dc.contributor.referee2: Knapp, Cássio
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a matriz curricular e os referenciais curriculares do ensino fundamental (anos iniciais e finais), dos anos de 2007 a 2019, 2020 e 2021, das escolas indígenas municipais que se localizam na Reserva Indígena Kadiwéu no munícipio de Porto Murtinho/MS. Os dados foram obtidos por meio de pesquisas bibliográficas, levantamentos in loco na aldeia São João, especificamente na Escola Municipal Indígena Koinukunoen e de forma remota (telefone e aplicativo de WhatsApp), entrevista com os professores indígenas, pais/responsáveis, lideranças, e, com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED de Porto Murtinho/MS. A Escola Municipal Indígena Koinukunoen oferta a disciplina de língua materna nos idiomas Kadiwéu e Kinikinawa, sendo estas disciplinas ministradas por professores das respectivas etnias. Outro componente curricular, que atualmente faz parte da matriz curricular de 2021 das escolas indígenas e traz de forma inesperada sua incorporação no cotidiano escolar, é o Empreendedorismo, cujo o aval se deu por meio de consulta no seguimento de educação escolar indígena do Conselho Municipal de Educação. Os resultados dessa pesquisa determinaram que além da matriz curricular, dos referenciais curriculares e da participação efetiva da comunidade nas tomadas de decisões em relação à educação escolar indígena, não estão em consonância com os interesses, conhecimentos, tradições e cultura da comunidade Kadiwéu. Além disso, a legislação vigente referente à educação escolar indígena, tanto a LDB/1996, quanto a Constituição Federal de 1988, não estão sendo aplicadas pelo poder público municipal para garantir à comunidade uma organização sociopolítica identitária.
Abstract: The present research has as general objective to analyze the curriculum matrix and the curricular references of elementary education (initial and final years), from the years 2007 to 2019, 2020 and 2021, of the municipal indigenous schools located in the Kadiwéu Indigenous Reserve in the municipality of Porto Murtinho/MS. Data were obtained through bibliographic research, on-site surveys in the São João village, specifically at the Koinukunoen Indigenous Municipal School and remotely (phone and WhatsApp application) interview indigenous teachers, parents/guardians, leaders, and, with the Municipal Department of Education – SEMED of Porto Murtinho/MS. The Koinukunoen Indigenous Municipal School offers the discipline of mother tongue in the Kadiwéu and Kinikinawa languages, and these disciplines are taught by teachers of the respective ethnicities. Another curricular component that is currently part of the 2021 curriculum of indigenous schools, unexpectedly brings its incorporation into school daily life, is Entrepreneurship, whose endorsement was given through consultation in the follow-up of indigenous school education of the Municipal Council of Education. The results of this research determined that, in addition to the curricular matrix, the curricular references and the effective participation of the community in decision-making in relation to indigenous school education are not in line with the interests, knowledge, traditions and culture of the Kadiwéu community. Furthermore, the current legislation regarding indigenous school education, both the LDB/1996 and the Federal Constitution of 1988, are not being applied by the municipal government to guarantee the community a social organization and identity policy.
Palavras-chave: Povos indígenas - educação
Indigenous peoples - education
Povos indígenas - Kadiwéu
Indigenous peoples - Kadiwéu
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade Intercultural Indígena
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade
Citação: BRITO, Dielle Cris Perin de. A Educação escolar indígena – Niiǥachime na Escola Municipal I Indígena Koinukunoen no território Kadiwéu – Porto Murtinho/MS. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5200
Data do documento: 3-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DielleCrisPerindeBrito.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.