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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de uma formação sobre o PECS e o PEI na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo
Título(s) alternativo(s): Evaluation of training on PECS and PEI in the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder
Evaluación de la formación en PECS y PEI en la inclusión de alumnos con Trastorno del Espectro Autista
Autor(es): Ávila, Fabiana Martins de
Primeiro Orientador: Zanon, Regina Basso
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Morgana de Fátima Agostini
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Jaqueline Batista de Oliveira
Resumo: O aumento no número de matrículas de pessoas com deficiência nas escolas brasileiras tem gerado dúvidas e preocupações para professores que lidam com esses estudantes, sendo a falta de capacitação e formação continuada um dos principais motivos que dificultam o processo de inclusão escolar. Estudos que buscam eliminar as barreiras para que a inclusão seja uma realidade nas escolas são importantes. Essa pesquisa tem como objetivo geral desenvolver, implementar e avaliar uma formação de professores que pode auxiliar na eliminação de barreiras para a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em um município do interior do Mato Grosso do Sul (MS). O estudo está organizado em dois capítulos/artigos empíricos. O Estudo I é uma pesquisa de caráter transversal e quantitativa, envolvendo um desenho quase-experimental dentre e entre participantes com medidas pré e pós-teste, realizado com o objetivo de desenvolver e avaliar uma formação de professores realizada no município de Glória de Dourados – MS com foco em algumas fases do Picture Exchange Communication System (PECS) para estudantes com TEA. Participaram 14 professoras, sendo 7 da educação especial (Grupo Experimental - GE) e 7 de outras áreas da educação (Grupo Controle - GC). O estudo foi realizado em 4 etapas: a) avaliação do conhecimento prévio sobre PECS e PEI no GE e GC; b) Formação em PECS (fase I e II) com o GE; c) Avaliação do conhecimento sobre PECS e PEI após a intervenção no GE e GC; e d) Follow up, após 4 meses da formação no GE. Já o Estudo II apresenta uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo com o objetivo de conhecer o processo de implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) e do PECS em estudantes com TEA, cujos participantes foram as do GE do Estudo I. No estudo II, realizou-se um Grupo Focal e uma análise documental (dos PEIs, elaborados pelas professoras), sendo realizada uma análise temática dos dados obtidos. Quando tomados em conjunto, os principais resultados da pesquisa sugerem que a) houve um aumento na média de acertos no questionário de conhecimentos sobre o PECS e PEI no GE entre o pré e o pós-teste, mantendo-se no follow up, e diferenças entre o GE e o GC, nos dois momentos investigados; b) a implementação de algumas fases do PECS, atrelado aos objetivos do PEI, foi relevante para a melhora da comunicação de estudantes com TEA do município investigado, sendo o processo de implementação do PECS e do PEI avaliado positivamente pelas participantes do estudo.
Abstract: The increase in the number of enrollments of people with disabilities in Brazilian schools has generated doubts and concerns for teachers who deal with these students, with the lack of training and continuing education being one of the main reasons that hinder the process of school inclusion. Studies that seek to eliminate barriers for inclusion to be a reality in schools are important. This research has the general objective of developing, implementing and evaluating teacher training that can help eliminate barriers to the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a municipality in the interior of Mato Grosso do Sul (MS). The study is organized into two empirical chapters/articles. Study I is a cross-sectional and quantitative research, involving a quasi-experimental design among and among participants with pre- and post-test measures, carried out with the objective of developing and evaluating teacher training carried out in the municipality of Glória de Dourados – MS focusing on some phases of the Picture Exchange Communication System (PECS) for students with ASD. 14 teachers participated, 7 from special education (Experimental Group - EG) and 7 from other areas of education (Control Group - GC). The study was carried out in 4 stages: a) assessment of prior knowledge about PECS and PEI in the EG and CG; b) PECS training (phase I and II) with the GE; c) Assessment of knowledge about PECS and PEI after the intervention in the EG and CG; and d) Follow up, after 4 months of training in the EG. Study II, on the other hand, presents an exploratory and descriptive qualitative research with the objective of knowing the process of implementation of the Individualized Educational Plan (IEP) and PECS in students with ASD, whose participants were those of the EG of Study I. In Study II , a Focus Group and a documental analysis (of the PEIs, prepared by the teachers) were carried out, with a thematic analysis of the data obtained. When taken together, the main results of the research suggest that a) there was an increase in the mean number of correct answers in the knowledge questionnaire about PECS and PEI in the EG between the pre and post-test, remaining in the follow-up, and differences between the EG and the CG, in the two investigated moments; b) the implementation of some phases of PECS, linked to the objectives of the PEI, was relevant to improve the communication of students with ASD in the investigated municipality, with the process of implementing PECS and PEI being positively evaluated by the study participants.
Palavras-chave: Autismo
Autism
Educação inclusiva
Inclusive education
Formação de professores
Teacher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Psicologia
Citação: ÁVILA, Fabiana Martins de. Avaliação de uma formação sobre o PECS e o PEI na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo. 2022. 151 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5239
Data do documento: 1-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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