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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5364
Tipo: | Dissertação |
Título: | Porahéi maragatu tee: cantos verdadeiros sagrados Kaiowá de Panambizinho, município de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul |
Autor(es): | Conscianza, Fábio |
Primeiro Orientador: | Martins, Andérbio Márcio Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cabral, Ana Suelly Arruda Câmara |
metadata.dc.contributor.referee2: | Benites, Eliel |
metadata.dc.contributor.referee3: | Martins, Daniel Valério |
Resumo: | Este trabalho intitulado “Porahéi Marangatu tee” é uma pesquisa sobre os cantos verdadeiros sagrados kaiowá, transmitidos pelos mestres tradicionais da Terra Indígena Panambizinho, Município de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul. Constitui-se em um estudo etnográfico do canto, por meio da interpretação de cantos sagrados que se inserem na estrutura social da sociedade kaiowá de Panambizinho. O trabalho sobre o porahéi favorece a cultura kaiowá, principalmente por trazer descrições dos aspectos culturais, socioculturais e econômicos. A motivação principal para realizar o desenvolvimento desta pesquisa é a situação crítica em que se encontram alguns dos rituais, tendo em vista a realidade de contato cada vez mais intenso com as práticas culturais dos não indígenas e também por conta da dificuldade que os rezadores têm encontrado em produzir os cantos e transmiti-los para as próximas gerações. O objetivo, portanto, é escrever os cantos e detalhar suas relações de acordo com as experiências dos rezadores. Quais cantos poderiam ser cantados nas enfermidades, no batismo e outro tipo de canto nos rituais. Primeiramente priorizar o canto relativo ao marangatu tee, o canto que é mais sagrado. Dessa maneira, espera-se contribuir com a ampliação do conhecimento já descrito sobre os cantos tradicionais kaiowá realizados por outros pesquisadores, sobretudo, não indígenas. Atualmente, observo muito na minha comunidade que poucas pessoas e rezadores usam os cantos que são da cultura, devido às influências dos não indígenas que nos afastaram de muitas coisas nossas, o que era próprio do te’ýi. Então, estou me propondo a escrever sobre os cantos, aproveitando o fato de ser falante e de vivenciar a cultura própria dos Kaiowá no meu dia a dia. Para isso, busco mais conhecimento e informações por meio de entrevistas com as pessoas mais velhas, principalmente com meus pais. Dessa maneira, pretendo sistematizar todo o conhecimento adquirido durante esse período de pesquisa e de vivência. A ideia é buscar mais informações sobre mborahéi marangatu, realizar transcrições do porahéi e, na medida do possível, apresentar uma descrição do seu contexto de uso. |
Abstract: | Este trabalho intitulado “Porahéi Marangatu tee” é uma pesquisa sobre os cantos verdadeiros sagrados kaiowá, transmitidos pelos mestres tradicionais da Terra Indígena Panambizinho, Município de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul. Constitui-se em um estudo etnográfico do canto, por meio da interpretação de cantos sagrados que se inserem na estrutura social da sociedade kaiowá de Panambizinho. O trabalho sobre o porahéi favorece a cultura kaiowá, principalmente por trazer descrições dos aspectos culturais, socioculturais e econômicos. A motivação principal para realizar o desenvolvimento desta pesquisa é a situação crítica em que se encontram alguns dos rituais, tendo em vista a realidade de contato cada vez mais intenso com as práticas culturais dos não indígenas e também por conta da dificuldade que os rezadores têm encontrado em produzir os cantos e transmiti-los para as próximas gerações. O objetivo, portanto, é escrever os cantos e detalhar suas relações de acordo com as experiências dos rezadores. Quais cantos poderiam ser cantados nas enfermidades, no batismo e outro tipo de canto nos rituais. Primeiramente priorizar o canto relativo ao marangatu tee, o canto que é mais sagrado. Dessa maneira, espera-se contribuir com a ampliação do conhecimento já descrito sobre os cantos tradicionais kaiowá realizados por outros pesquisadores, sobretudo, não indígenas. Atualmente, observo muito na minha comunidade que poucas pessoas e rezadores usam os cantos que são da cultura, devido às influências dos não indígenas que nos afastaram de muitas coisas nossas, o que era próprio do te’ýi. Então, estou me propondo a escrever sobre os cantos, aproveitando o fato de ser falante e de vivenciar a cultura própria dos Kaiowá no meu dia a dia. Para isso, busco mais conhecimento e informações por meio de entrevistas com as pessoas mais velhas, principalmente com meus pais. Dessa maneira, pretendo sistematizar todo o conhecimento adquirido durante esse período de pesquisa e de vivência. A ideia é buscar mais informações sobre mborahéi marangatu, realizar transcrições do porahéi e, na medida do possível, apresentar uma descrição do seu contexto de uso. |
Palavras-chave: | Terra indígena Indigenous lands Povos indígenas - cultura Indigenous peoples - culture Saberes tradicionais Traditional knowledge |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade Intercultural Indígena |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação e Territorialidade |
Citação: | CONSCIANZA, Fábio. Porahéi maragatu tee: cantos verdadeiros sagrados Kaiowá de Panambizinho, município de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5364 |
Data do documento: | 2-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação e Territorialidade |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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