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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo de acessibilidade de uma escola pública do município de Rio Brilhante - MS
Título(s) alternativo(s): Accessibility study of a public school in the city of Rio Brilhante - MS
Estudio de accesibilidad de una escuela pública en el municipio de Rio Brilhante - MS
Autor(es): Pereira, Dara Karolliny dos Santos
Primeiro Orientador: Altran, Daniele Araujo
metadata.dc.contributor.referee1: Omido, Agleison Ramos
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Claudia Christina Torraca de
Resumo: Acessibilidade é um direito assegurado por lei, e toda instituição pública deve garantir acesso e mobilidade a quaisquer pessoas, independentemente de suas limitações, porém, é comum encontrar edificações que ainda apresentam obstáculos arquitetônicos. Neste contexto, as instituições de ensino devem dispor de estrutura adequada de modo a atender as necessidades de todos, inclusive estudantes com deficiência física ou mobilidade reduzida. Este trabalho teve como objetivo verificar as condições de acessibilidade de uma escola pública do município de Rio Brilhante do estado de Mato Grosso do Sul, e compará-las com as indicações da NBR 9050 (ABNT, 2020), que trata sobre a acessibilidade das edificações. O estudo se dividiu em duas fases, onde na primeira essa identificação ocorreu através de visitas técnicas na escola para avaliação do espaço, enquanto na segunda foram feitas entrevistas com aluno portador de deficiência e professora, para saber através de relatos dos mesmos sobre suas experiências e sugestões com relação a acessibilidade no ambiente escolar. A partir dos dados obtidos, foram identificadas falhas que não atendem ao recomendado pela norma, evidenciando que o ambiente físico da escola se mostrou com muitos obstáculos que impedem a mobilidade de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, o que demonstrou necessidade de alguns ajustes como, implantação de uma rota acessível com sinalização tátil, rampas que respeitem a inclinação adequada, salas de aula com mesas que tenham dimensão apropriada para cadeirantes, sinalização adequada para pessoas com deficiência visual ou auditiva, estacionamento preferencial, e profissionais capacitados para trabalhar com alunos com deficiência.
Abstract: Accessibility is a right ensured by law, and every public institution must ensure access and mobility to any person, regardless of their limitations, however, it is common to find buildings that still have architectural obstacles. In this context, educational institutions must have an adequate structure to meet the needs of everyone, including students with physical disabilities or reduced mobility. This study aimed to verify the accessibility conditions of a public school in the city of Rio Brilhante, in the state of Mato Grosso do Sul, and compare them with the indications of NBR 9050 (ABNT, 2020), which deals with the accessibility of buildings. The study was divided into two phases, where in the first phase this identification occurred through technical visits to the school to assess the space, while in the second phase interviews were conducted with students with disabilities and teachers, to find out through their reports about their experiences and suggestions regarding accessibility in the school environment. From the data obtained, flaws were identified that do not meet the standard recommendations, showing that the physical environment of the school showed many obstacles that prevent the mobility of people with physical disabilities or reduced mobility, which demonstrated the need for some adjustments such as the implementation of an accessible route with tactile signaling, ramps that respect the appropriate slope, classrooms with tables that have appropriate size for wheelchair users, appropriate signaling for people with visual or hearing disabilities, preferential parking, and professionals trained to work with students with disabilities.
Palavras-chave: Acessibilidade
Accessibility
Pessoa com deficiência
People with disabilities
Instituição escolar
School institution
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: PEREIRA, Dara Karolliny dos Santos. Estudo de acessibilidade de uma escola pública do município de Rio Brilhante - MS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5646
Data do documento: 21-Out-2022
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